Araguaína foi palco, nesta segunda-feira, 22, de um momento histórico para a trajetória do senador Eduardo Gomes (PL). O parlamentar, que hoje ocupa a vice-presidência do Senado e comanda o PL no Tocantins, recebeu da Câmara Municipal a Medalha de Honra ao Mérito Tocantins, honraria criada em 1987. No mesmo dia, também foi homenageado pela Universidade da Maturidade (UMA), em evento realizado na Praça do Céu.
Criada para reconhecer personalidades que contribuem para o engrandecimento da cidade, a comenda nunca havia sido entregue a um político. “Nada vai apagar da minha memória esse plenário e tudo que vivi aqui hoje. Foi aqui, neste espaço, que percebi que a política pode transformar vidas. Meu sonho era ser vereador de Araguaína, mas mesmo sem conseguir, recebo agora o apoio de todos os 19 vereadores desta Casa. Estou muito emocionado e grato por essa homenagem”, afirmou o senador.
Como forma de agradecimento, Eduardo Gomes anunciou a destinação de R$ 2 milhões para a construção do novo prédio da Câmara, que deverá levar o nome de seu pai, o poeta José Gomes Sobrinho. O presidente do Legislativo, Max Fleury, destacou que a homenagem é um reconhecimento ao trabalho do senador. “Nada mais justo do que a primeira medalha ser concedida a um político seja a Eduardo Gomes, que tanto contribuiu e continua contribuindo para Araguaína”, assegurou.
Homenagem da UMA
Na Praça do Céu, a Universidade da Maturidade (UMA) reuniu dezenas de idosos que cantaram em tributo ao senador. Emocionado, Eduardo Gomes destacou que “receber esta homenagem da UMA é um dos dias mais felizes da minha vida. Meu carinho e gratidão a todos os idosos que fazem parte desse lindo projeto. Vocês são exemplo de força e inspiração”.
Reconhecimento Político
Durante os dois dias de agenda, prefeitos e deputados reforçaram apoio à atuação de Gomes no Senado. O prefeito Wagner Rodrigues afirmou que “Araguaína é sua e você é de Araguaína”. Já o deputado estadual Jair Farias (UB) exaltou seu perfil conciliador. “Nunca vi o Eduardo colocar faca no pescoço de ninguém para apoiar ele. É respeitado por todos, um pacificador que faz o bem sem olhar a quem. O nosso gigantão do Tocantins”, afirmou.