Equipes da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Monsenhor Pedro Pereira Piagem, localizada na Arne 51 (404 Norte), mostraram habilidade e criatividade na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) de 2025. A participação conquistou o segundo e terceiro lugares da competição que aconteceu no sábado, 6, na Arena do Sesi Esporte, em Palmas.
A unidade levou para a etapa tocantinense duas equipes formadas por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental, selecionados previamente por meio do projeto ‘Escola Sesi de Referência’, do Serviço Social da Indústria (Sesi). Eles competiram com cerca de 100 estudantes, das 32 equipes inscritas, representadas por escolas de Palmas, Araguaína e Gurupi.
O professor Jakson Sousa recepcionou o projeto na unidade e acompanhou todo o processo preparatório dos alunos. “Nossos alunos obtiveram um excelente resultado nesta etapa, ficando muito próximos de conquistar a primeira colocação”, contou Sousa. Para ele, “o intuito agora é levantar apoio e dar continuidade ao projeto para, quem sabe, no ano que vem, conquistarmos a primeira colocação, garantindo vaga na etapa nacional”.
A competição
A Olimpíada Brasileira de Robótica é considerada uma das maiores competições científicas do Brasil, sob iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A intenção é estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.