Mapas mentais e flash cards são métodos de estudos já conhecidos pelos estudantes. Uma outra técnica menos famosa, mas que também pode ajudar na hora dos estudos é o método Robinson, baseada em cinco passos.
A proposta da metodologia é fazer com que os alunos consigam aprender na base da repetição, mas de forma simples e efetiva.
A metodologia leva o nome de Francis Pleasant Robinson, psicólogo estadunidense a quem se atribui a criação do método. Entretanto, a técnica também é chamada de EPL2R, pois é a sigla dos cinco passos do método:
- Explorar
- Perguntar
- Ler
- Rememorar
- Repassar
Explorar
O primeiro passo é explorar o objeto de estudo, mas de forma superficial. Se for um livro obrigatório para um vestibular por exemplo, busque informações sobre o autor e a mensagem da obra.
Perguntar
A próxima etapa é listar todas as dúvidas sobre o tema pesquisado. Anote as questões para, depois, levar até o professor.Play Video
Ler
Neste passo, a proposta é que o aluno leia e faça análises sobre o assunto. Aqui, o estudante pode fazer anotações e até mapas mentais para ajudá-lo a se aprofundar no tema.
É possível que algumas perguntas da etapa anterior sejam respondidas ou que surjam outras. Nesse caso, os alunos podem anotar as questões para levar a um professor.
Rememorar
Logo após a leitura, o estudante pode fazer um resumo mental do que estudou e colocar tudo no papel. Dessa forma, ele reforça o que já sabe e identifica as lacunas.
Repassar
A última fase do método é analisar com mais atenção tudo o que foi estudado, conferindo as anotações, resumos, mapas mentais e destaques.