domingo, 1 de fevereiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Estudantes do Tocantins recebem certificados de destaque em evento nacional de tecnologia

Uma equipe composta por 10 estudantes participou de uma imersão tecnológica em São Paulo. Lá, eles receberam medalhas de prata da Olimpíada Brasileira de Tecnologia e foram destaque na categoria "Soluções urbanas"

Ascom por Ascom
29/07/2024
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Equipe do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco que foi destaque na imersão tecnológica

Equipe do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco que foi destaque na imersão tecnológica

CompartilharCompartilhar

A equipe Logic Legends, formada por estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, que conquistou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), também ganhou destaque na categoria “Soluções Urbanas”, durante a Semana Avançada de Tecnologia, promovida pelo Instituto Alpha Lumen. Com o apoio do Governo do Tocantins, por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, a escola conseguiu levar 10 estudantes para participarem da programação da semana de tecnologia, realizada em São José dos Campos, SP.  

Os estudantes foram selecionados para a semana de imersão tecnológica por causa do bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Tecnologia. Participaram do evento os estudantes Ana Luiza Torres Magalhães, Joel Junior Ramos Rodrigues, João Pedro Figueredo da Cunha e Maria Luíza Valeriano Chaves, integrantes da equipe Logic Legends. E os alunos Ana Gabryella Costa Sales, Marcivânio Izídio de Souza, Nícolas Moura Lopes de Almeida, Raiane Arcanjo da Cunha, Antônio Barbosa da Silva Neto e Neliane Santos Moreira, da equipe denominada Blackout-1.

ARTIGOSRELACIONADOS

Todos os estudantes do ensino médio podem fazer inscrição na olimpíada de Biologia - Foto: Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins

Estudantes do ensino médio já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Biologia

31/01/2026
Brasão UFT

Sisu 2026/1: confira o resultado da chamada regular

30/01/2026

Os jovens foram acompanhados pelos professores Waldisney Almeida, que leciona Física e Matemática, e Katia Viviany da Silva Cardoso Sousa, de História, e que coordena a Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.  

Experiência para a vida

A estudante Maria Luiza, 18 anos, foi uma das alunas que voltou encantada com tudo o que viu e viveu e está animada para elaborar o seu projeto para a vida profissional. “Foi uma experiência maravilhosa, tivemos contato com novas culturas e formas de aprendizagens. Fomos cercados por pessoas de diversos estados nesses oito dias de atividades. E a imersão tecnologia nos apresentou, de uma forma mais ampla, o universo da inteligência artificial e outras tecnologias”, comentou.

O professor Waldisney ressaltou as aprendizagens e os significados de ter alunos participando de um evento tão significativo. “Os estudantes tiveram a oportunidade de apresentarem seus trabalhos na mostra de projetos, depois visitamos o Museu Interativo de Ciências, o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e participamos da imersão promovida pelo Instituto Alpha Lumen. Participamos desse evento pelo segundo ano e agora levamos duas equipes. Participar de um evento como esse, expande a mente para conquistas superiores, na vida pessoal e profissional”, explicou.

Waldisney destacou também as oportunidades de troca de experiências. “Temos contato com professores de vários estados brasileiros. Eu fiquei muito feliz com o destaque que o nosso projeto alcançou. É uma competição com o nível muito alto e esse reconhecimento tem um valor muito especial para todos nós”, afirmou.

Propostas da olimpíada

O desafio proposto pela olimpíada foi que os estudantes elaborassem um protótipo de um aplicativo que trouxesse soluções para algum problema social na comunidade. A equipe de prata está desenvolvendo um aplicativo “Renovação Óssea” para auxiliar no recolhimento de ossos de animais, que são descartados de forma incorreta no município de Paranã. A ideia inicial é transformar os ossos numa farinha, que será utilizada como fertilizante.

A outra equipe está aprimorando o aplicativo “Engaja quilombo”, que pretende ser um instrumento de valorização da cultura quilombola e de divulgação de suas atividades e de denúncias nos casos que forem necessários.

A olimpíada

A Olimpíada Brasileira de Tecnologia se destaca por sua proposta única de estimular a criatividade, a resolução de problemas e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que apresentam impacto social.

Neste ano, a imersão tecnológica contou com a participação de 600 estudantes, de 90 times, representando 17 estados brasileiros.

A Olimpíada é uma realização do Instituto Alpha Lumen, com apoio ao talento do Massachusetts Institute of Technology Brasil, em parceria com o Steam para a Educação Tecnológica.

Tags: educação
Anterior

Governo do Tocantins apresenta tecnologia de produção de abelhas na Feira da Colheita em Sampaio

Próximo

Lei Paulo Gustavo: projeto une fotografia e artesanato para apoiar mulheres em tratamento contra o câncer

Próximo
Projeto ofecerá um ensaio fotográfico coletivo para mulheres que estão em tratamento de câncer em Palmas e destacará a beleza dessas participantes, utilizando várias tipologias do artesanato tocantinense durante a produção - Foto: Divulgação

Lei Paulo Gustavo: projeto une fotografia e artesanato para apoiar mulheres em tratamento contra o câncer

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Preço do boi gordo encerra janeiro em alta em São Paulo

31/01/2026
Agricultura e Pecuária

Preço da soja volta a cair no Brasil

31/01/2026
Segurança

Foragido da justiça é preso durante Operação Cidade Blindada em Palmas

31/01/2026
Segurança

Polícia Militar prende homem pelo 9º furto e recupera motocicleta em Rio Sono

31/01/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas realiza roçagem no setores Bertaville e Santa Fé II e IV nesta sexta-feira, 30

31/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

GOL DE PLACA

Palmeiras é o time mais “interesseiro” do Brasil

31/01/2026
Miracema

Pedras portuguesas da Avenida Tocantins estão soltando

31/01/2026
Tocantins

Após 18 anos, Governo autoriza concurso da Saúde com mais de cinco mil vagas

31/01/2026
Tocantins

Carnaval solidário do Sesc Tocantins leva programação para Palmas, Araguaína e Gurupi

31/01/2026
Educação

Estudantes do ensino médio já podem se inscrever na Olimpíada Brasileira de Biologia

31/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Palmeiras é o time mais “interesseiro” do Brasil
  • Pedras portuguesas da Avenida Tocantins estão soltando
  • Após 18 anos, Governo autoriza concurso da Saúde com mais de cinco mil vagas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Palmeiras é o time mais “interesseiro” do Brasil

31/01/2026
Foto: Portal LJ

Pedras portuguesas da Avenida Tocantins estão soltando

31/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.