O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) divulgou nessa segunda-feira, 22, a lista com os estudantes premiados na etapa nacional da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Tocantins, 43 estudantes conquistaram medalhas na premiação nacional, o que representa um aumento de 30,3% em relação ao ano anterior.
Do total de medalhas, três são de ouro, sete de prata e 33 de bronze, além da concessão de 337 certificados de menção honrosa. Na rede estadual de ensino, 22 estudantes foram premiados, sendo cinco com medalhas de prata e 17 com medalhas de bronze.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) orienta as Superintendências Regionais de Educação (SRE) a incentivarem as escolas e os professores a participarem das olimpíadas científicas escolares, como estratégia para ampliar as oportunidades de aprendizagem e estimular o desempenho acadêmico dos estudantes.
O estudante Sebastião Reis da Mota Paes, do Colégio Estadual Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, foi um dos destaques da rede estadual nesta edição, conquistando a medalha de prata da etapa nacional e de ouro na etapa estadual.
“Conquistar a medalha de prata foi muito gratificante, fiquei bastante feliz com o resultado, é uma grande conquista e motivo de orgulho. A prova é importante porque incentiva os alunos que gostam de matemática a estudarem mais, a se desafiarem e a buscarem novos conhecimentos. Participar da Obmep contribui muito para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes”, afirmou o estudante da 2ª série.
No município de Couto Magalhães, os estudantes João Vitor e Maria Fernanda do Colégio Estadual Archangela Milhomem, têm se destacado pelos resultados nas últimas edições. No ano passado os jovens receberam medalhas de bronze na olimpíada nacional, e na edição anterior, Maria Fernanda ganhou ouro nas duas fases.
A estudante celebra mais uma medalha conquistada. “É muito bom saber que meu desempenho continua sendo exemplar, e poder vê-lo sendo demonstrado através de mais uma medalha para meu currículo. A OBMEP abre a nossa mente e gera diversas oportunidades, tanto em questão de aprendizado quanto para a vida profissional”, destacou.
Ao todo, o Tocantins contou com 180.635 estudantes inscritos na olimpíada, sendo 136.722 da Rede Estadual. Participaram da prova alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.
OBMEP
Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) tem como objetivo estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica.
A Olimpíada é um projeto nacional dirigida às escolas das redes públicas e privada, realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Edição: Enedino Rodrigues Benevides Neto/Governo do Tocantins






