terça-feira, 20 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Estudantes do Tocantins acumulam 44 medalhas nas Paralimpíadas Escolares 2024

São 53 estudantes tocantinenses competindo nas modalidades bocha paralímpica, natação, atletismo, parabadminton e tênis de mesa

Ascom por Ascom
29/11/2024
em Educação
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Nos dois primeiros dias das Paralimpíadas Escolares 2024, os tocantinenses conquistaram 44 medalhas

Nos dois primeiros dias das Paralimpíadas Escolares 2024, os tocantinenses conquistaram 44 medalhas

CompartilharCompartilhar

Os paratletas do Tocantins tiveram, nessa quinta-feira, 28, um dia de muitas vitórias nas Paralimpíadas Escolares 2024. Ao todo, já são 44 medalhas do Tocantins, conquistadas nas modalidades bocha paralímpica, natação, atletismo, parabadminton e tênis de mesa. O evento reúne mais de 2 mil atletas em São Paulo até sexta-feira, 29.

Vitoria Carvalho, de Xambioá, é estreante nas Paralimpíadas e já garantiu dois ouros: um no arremesso de peso e outro no lançamento de disco. “A gente fica feliz demais. Porque já no primeiro ano começar assim é muito bom”, relatou a estudante da Escola Estadual, Eurico Mota. Também de Xambioá e em seu primeiro ano no evento, Derik Gouveia conquistou ouro no lançamento de pelota. Ele é estudante da Escola Municipal Dom Cornelio Chizzini.

ARTIGOSRELACIONADOS

Giovana Alves/Metrópoles

Enamed: 30% dos cursos de medicina são mal avaliados e serão punidos

19/01/2026
Página do Sisu na Internet • Divulgação

Com oferta de 274,8 mil vagas em 7.388 cursos, Sisu 2026 abre inscrições nesta 2ª

19/01/2026

Sarah de Souza Lima, da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas, levou mais dois ouros: no salto em distância e na corrida de 100m. Thiago Menezes Murta foi prata no tênis de mesa por equipes. O estudante da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, garantiu a primeira medalha para o Tocantins na modalidade, em 2024.

No parabadminton, quem deu um show de talento foi o estudante do Colégio Militar do Tocantins Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína. Michel da Silva Sousa venceu os adversários e conquistou o ouro.

Veterana nas paralimpíadas, Evelly Vitória Ribeiro Saraiva garantiu mais dois ouros: nos 60m e no lançamento de pelota. A atleta da Escola Estadual Irineu Albano Hendges, de Guaraí, encerrou a participação nos jogos com três medalhas de ouro. “Ela é um fenômeno que a cada ano mostra mais determinação e talento”, disse a professora Gilene de Sá.

Parajets

Os representantes do Tocantins nas Paralimpíadas foram selecionados nos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e está em sua 10ª edição.

Outro importante incentivo para despertar entre os estudantes o gosto pela prática esportiva é o Programa Esporte na Escola. Desenvolvido na rede estadual, por meio da Seduc, o programa contempla carga horária específica para o treinamento dos estudantes e prevê a transferência de recursos para que as unidades escolares possam adquirir material esportivo. As escolas podem optar por oferecer treinamento nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, bocha, judô, natação e parabadminton.

Quadro de medalhas do 2º dia

Jesionita Apinajé – prata nos 100m – Escola Indígena Tekator (Tocantinópolis)

Sarah de Souza Lima – ouro no salto em distância e ouro na corrida dos 100 metros – Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis (Palmas)

Abner Ribeiro Andrade – prata nos 60m e bronze no lançamento de pelota – Escola Estadual Passo a Passo (Gurupi)

Geovanny Henrique – ouro no lançamento de pelota – Escola Estadual Elesbão Lima (Dueré)

Davi Asaf da Mata Cavalcante – prata no lançamento de pelota – ETI Euridice Ferreira de Melo (Palmas)

Pietro Cabral – bronze nos 60m – Apae de Barrolândia

Yasmim Lopes Reis – ouro no arremesso de peso – Escola Estadual Vila Guaracy (Gurupi)

Thiago Menezes Murta – medalha de prata no tênis de mesa – Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso (Palmas)

Evelyn de Sousa – prata no lançamento de disco e bronze no arremesso de peso – Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis (Palmas)

Humberto Gabriel – ouro no arremesso de peso – Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis (Palmas)

Edivan de Sousa – ouro no lançamento de pelota e prata no arremesso de peso – Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis (Palmas)

Alexsandro Pereira – ouro no arremesso de peso – Escola Estadual Machado de Assis (Araguanã)

Vitória Carvalho – ouro no arremesso de peso e ouro no lançamento de disco – Escola Estadual Eurico Mota (Xambioá)

Derik Gouveia – ouro no lançamento de pelota – Escola Municipal Dom Cornelio Chizzini (Xambioá)

Maria Flávia – prata 50m costas e prata 100m livres (natação) – Colégio Militar do Estado do Tocantins, unidade I (Palmas)

Jakeline – bronze lançamento de disco e bronze no lançamento de dardo – CMTO Jardenir Jorge Frederico (Araguaína)

Vitor Emanuel Alves – bronze na natação – CMTO Jardenir Jorge Frederico (Araguaína)

Michel da Silva Sousa – ouro no parabadminton – CMTO Jardenir Jorge Frederico (Araguaína)

Evelly Vitória Ribeiro Saraiva – ouro nos 60 metros e ouro no lançamento de pelota – Escola Estadual Irineu Albano Hendges (Guaraí)

Tags: educação
Anterior

Site com o maior acervo digital sobre comunidades quilombolas do Tocantins é lançado

Próximo

Balé Popular do Tocantins encanta público na primeira noite de apresentações do espetáculo “Entre o Tempo”

Próximo
Bailarinos emocionam o público com apresentações que exploram a jornada da vida e as memórias deixadas pelo tempo (Crédito: Gil Nunes/Governo do Tocantins)

Balé Popular do Tocantins encanta público na primeira noite de apresentações do espetáculo "Entre o Tempo"

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Marcus Marcelo garante mais de R$ 1,6 milhão para compra de ambulâncias nos municípios

19/01/2026
Palmas

Prefeito reforça compromisso com a Guarda Metropolitana e anuncia avanço histórico no PCCR durante solenidade 

19/01/2026
Palmas

Fundação Cultural de Palmas abre cerca de 700 novas vagas para cursos gratuitos de iniciação artística

19/01/2026
Palmas

Prefeito de  Palmas assina ordem de serviço para reforma e ampliação do Quartel da GMP

19/01/2026
Saúde

Nutricionistas listam benefícios do consumo diário de água com limão

19/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

Qual é a relação do agro brasileiro com a Groenlândia?

19/01/2026
Agricultura e Pecuária

Preços da carne bovina devem ficar próximos da estabilidade neste ano

19/01/2026
Tocantins

Secretário de Segurança Pública Estadual recebe autoridades lajeadenses 

19/01/2026
Tocantins

Seciju realiza solenidade de posse do novo superintendente e gerente de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente

19/01/2026
Segurança

Polícia Civil recupera motocicleta furtada em Gurupi durante ação em Formoso do Araguaia

19/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Qual é a relação do agro brasileiro com a Groenlândia?
  • Preços da carne bovina devem ficar próximos da estabilidade neste ano
  • Secretário de Segurança Pública Estadual recebe autoridades lajeadenses 

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Com cerca de 56 mil habitantes, a ilha no Ártico não tem um comércio significativo com o Brasil, mas nos últimos anos importou principalmente produtos de origem florestal — Foto: Heidi Baun Topp/Pixabay

Qual é a relação do agro brasileiro com a Groenlândia?

19/01/2026
Brasil também deve registrar produção estável em 2026 — Foto: Envato

Preços da carne bovina devem ficar próximos da estabilidade neste ano

19/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.