Estudantes do Colégio Estadual Ulisses Guimarães, do município de Pau d’Arco, participaram de uma expedição pedagógica ao Pátio Multimodal da COPI (Companhia Portuária de Itaqui – Operações Integradas), unidade administrativa e operacional localizada em Palmeirante, no dia 2 deste mês. A atividade integrou a programação da eletiva “Agronegócio e Agricultura Familiar no Brasil e no Tocantins”, ofertada pela unidade escolar, e proporcionou aos jovens uma imersão prática no funcionamento da cadeia produtiva no estado.
A ação foi conduzida pelo professor Joanilson Farias, que destacou o caráter formativo da experiência. Segundo ele, a visita “teve o objetivo de enriquecer o currículo dos estudantes, apresentar a dinâmica do agronegócio no centro-norte do Tocantins e demonstrar a integração no escoamento de grãos e fertilizantes por meio das malhas viárias e ferroviárias que compõem o pátio multimodal localizado no município de Palmeirante”.
Durante a visita técnica, os estudantes foram recepcionados por uma equipe multidisciplinar de colaboradores da empresa, composta por profissionais das áreas de Recursos Humanos, Engenharia e Agronomia. O grupo conheceu os setores administrativos e operacionais, a estrutura de pessoal, os mega galpões de armazenamento de fertilizantes, suas aplicações e toda a logística envolvida nas operações da unidade.
Para a estudante Nicole Évylly, a atividade ampliou perspectivas e contribuiu para a formação acadêmica e profissional dos participantes. “A aula de campo na COPI amplia a visão de mundo e para o mercado de trabalho. Incentiva os estudantes a correr atrás e tomar decisões importantes”, afirmou.
O diretor da unidade escolar, Donizete da Silva Melo, ressaltou o impacto pedagógico da iniciativa. “Atividades extracurriculares que promovem engajamento, movimento e saberes práticos culminam no despertar dos estudantes e no fortalecimento de uma escola que acolhe, avança e transforma”, destacou.
Ao todo, 20 estudantes da 2ª série do Ensino Médio participaram da expedição, que contribuiu para o fortalecimento do currículo e para o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas do agronegócio e das ciências aplicadas no Tocantins.






