O Centro de Ensino Médio Xerente Warã comemora a aprovação dos estudantes Wilson Kwasku Xerente, nos cursos de Filosofia e Jornalismo, e Wender Sipirãdi, aprovado em Ciências Econômicas, ambos pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Esses alunos eram assíduos nas aulas ofertadas pelo Programa #TOnoEnem, que eram realizadas no auditório Maria Ivone Coelho, da Superintendência Regional de Educação de Miracema. O Programa #TOnoEnem é uma das ações do Governo do Tocantins com a finalidade de preparar melhor os alunos para as provas externas. E entre as atividades do programa estão: os aulões, videoaulas e materiais específicos.
Wilson Xerente falou de sua alegria pela conquista. “Eu optei pelo curso de Filosofia”, contou. O professor Armando Sõpre, que atuou como diretor escolar no ano passado, e é pai do aluno Wender, falou da satisfação por essa conquista. “Fazíamos questão de levar os alunos para os aulões do Programa #TOnoEnem. Toda a comunidade escolar está contente com esse resultado”, contou.
Cheylla Barbosa Parente Fialho, técnica pedagógica de Ensino Médio da Superintendência Regional de Educação de Miracema, atuou no acompanhamento das ações pedagógicas voltadas ao ensino médio. “Os estudantes participaram dos aulões do Programa #TonoEnem e utilizaram os materiais pedagógicos disponibilizados pela Secretaria da Educação, que contribuíram de forma significativa para a preparação acadêmica e o fortalecimento da confiança para o ingresso no ensino superior”, ressaltou.
Cheylla também ressaltou a importância desse resultado. “As conquistas dos estudantes Wilson Kwasku Xerente e Wender Sipirãdi representam um marco muito significativo para a educação pública, especialmente por se tratarem de estudantes indígenas que se deslocavam do município de Tocantínia para participarem dos aulões em Miracema. Essa dedicação demonstra determinação, e essas aprovações refletem o esforço individual dos estudantes, aliado ao trabalho da escola, dos professores e aos programas educacionais desenvolvidos pela Secretaria da Educação, reafirmando que a educação transforma vidas”, afirmou.





