Mais uma vez, a educação estadual do Tocantins está mostrando resultados que comprovam os avanços na qualidade do ensino. Um grupo de dez estudantes do Colégio Esportivo Cívico-Militar Santa Rita de Cássia, em Palmas, foram aprovados em cursos de graduação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato 2025-1), e Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Esse resultado mostra que as ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), desenvolvido pelo Governo do Estado, estão dando certo.
Os estudantes Amanda Rodrigues Teixeira e Vitor Gabriel Souza Barros foram aprovados no curso de Engenharia Ambiental; Maria Gabrielly Bertolzo Correa, no curso de Direito; Renato Ferreira Conceição fará o curso de Engenharia Elétrica; Aline Rodrigues Moura foi aprovada no curso de Enfermagem; Geany Ferreira de Araújo e Amanda Rodrigues Moura, ambas no curso de Pedagogia; e Ana Clara Borges Leite, em Ciências Econômicas. Já o estudante Cauê D’Angeles de Aquino foi aprovado no curso de Sistema de Informações, pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
A estudante Amanda Teixeira, 17 anos, destaca a sua aprovação e de ter saído direto do ensino médio para a faculdade. “Eu queria cursar Agronomia, mas não tem esse curso na UFT de Palmas, então, eu fui ler mais sobre o curso de Engenharia Ambiental e gostei muito, principalmente, pelos impactos que teria na minha vida e sobre o que poderei fazer para melhorar a natureza. Eu sempre gostei dessa área relacionada ao meio ambiente”, contou.
Geany, 17 anos, também comemora a sua aprovação no curso de Pedagogia. “Eu estou feliz com esse novo ciclo na vida, iniciar os estudos numa faculdade. Eu estou com ótimas expectativas com relação ao curso. Eu escolhi Pedagogia porque achei uma ótima profissão, com a possibilidade de ajudar muitas pessoas a ter mais conhecimentos”, frisou.
A estudante Aline, 17 anos, está muito contente com o seu desempenho. “Eu escolhi Enfermagem porque sempre foi o curso que eu almejava. Estou muito feliz por ter conseguido passar. Realizei todo o meu ensino médio no Cemil Santa Rita de Cássia, uma escola com profissionais competentes, acolhedores e um ensino de qualidade”, explicou.
A diretora Merian Lopes de Sousa explicou o que representa para a escola a aprovação dos alunos. “Para nós, do Colégio Santa Rita de Cássia, é uma grande satisfação e uma prova concreta de que o ensino público de qualidade transforma vidas. Este mês, tivemos o orgulho de ver onze estudantes aprovados no vestibular promovido pelas universidades públicas do Tocantins, antes mesmo de concluírem o ensino médio. Além disso, esses estudantes recorreram e tiveram seus certificados de conclusão do ensino médio emitidos pela escola por meio de mandado judicial, o que reforça ainda mais a sua conquista e o reconhecimento do esforço de todos”, destacou.
Merian ressaltou o investimento na educação que o Governo do Estado faz por meio da Secretaria da Educação. “Nossa instituição conta com excelentes professores que são dedicados e competentes, além de um currículo bem planejado e cuidadosamente aplicado, garantindo uma formação de qualidade para os nossos alunos. Esse número é significativo e demonstra que o investimento na educação pública, aliado a um trabalho dedicado, traz resultados concretos e visíveis. É uma mostra de que estamos no caminho certo, promovendo uma educação de qualidade, que prepara nossos estudantes para o futuro e abre portas para o ensino superior. Para nós, é uma grande motivação saber que estamos contribuindo para a transformação de vidas e para o desenvolvimento do nosso estado. Esses resultados reforçam o compromisso do Colégio Santa Rita de Cássia com a educação pública de excelência e com o sonho de cada estudante de alcançar seus objetivos”, afirmou.