Com o objetivo de aliar teoria e prática e ampliar o aprendizado sobre geração de energia e gestão ambiental, Colégio Estadual Cívico-Militar Professor José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis, promoveu uma visita técnica, na terça-feira, 14, à Usina Hidrelétrica Estreito (UHE), no Maranhão. Os contemplados fora os estudantes do Curso Técnico em Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio.
A atividade, desenvolvida de forma interdisciplinar, envolveu as unidades curriculares específicas do curso, o estágio supervisionado e o componente curricular de Física. A proposta foi proporcionar aos discentes uma vivência prática em campo, estimulando a reflexão crítica sobre o papel da engenharia, da tecnologia e da sustentabilidade na produção de energia elétrica.
Durante a visita, os estudantes conheceram as ações de mitigação e compensação ambiental desenvolvidas pelo Consórcio Estreito Energia (CESTE) como o manejo do reservatório, a produção de mudas no viveiro Berço da Natureza e os projetos voltados à recuperação de áreas degradadas e à preservação da fauna e flora locais. Essa experiência ampliou o entendimento sobre a importância da gestão ambiental em grandes empreendimentos e sobre o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade ecológica.
No campo tecnológico, os alunos observaram na prática conceitos físicos como energia potencial e cinética, força da água, pressão, vazão e a transformação de energia mecânica em elétrica. Também compreenderam o funcionamento das turbinas e geradores, aplicando de forma concreta os conteúdos estudados em sala de aula.
A coordenadora do curso, professora Emanuelle Angélica Silva Cavalcante, destacou o impacto pedagógico da vivência. Segundo ela, a experiência amplia a percepção dos estudantes sobre os desafios e as responsabilidades envolvidas na gestão ambiental, “oferecendo a oportunidade de observar de forma concreta o funcionamento de um empreendimento de grande porte e as medidas adotadas para minimizar impactos ambientais”.
Para a estudante Leonara Silva de Almeida, da 3ª série, a visita foi uma experiência inesquecível. “Eu gostei muito. Além do momento de diálogo que tivemos, foram compartilhadas muitas informações interessantes e conhecimentos que nossa turma vai levar para a vida. Foi uma experiência única que eu nunca vou esquecer”, contou a estudante.
O professor de Física Lucas Martins também ressaltou a relevância pedagógica da ação. “Visitar uma hidrelétrica é uma oportunidade fascinante de ver a Física em ação. Os estudantes compreenderam como a energia potencial da água se transforma em energia cinética e, posteriormente, em energia elétrica, observando na prática os princípios de conservação de energia e a dinâmica dos fluidos”, relatou evidenciando a importância da integração entre ciência e tecnologia na busca por soluções sustentáveis.