Cinco estudantes do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, estão participando da Banca de Estudos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São elas: Maristela Mariano Ferreira, Glenda Lorrane Ribeiro da Cruz, Taynara Cristina Félix Piedade, Gisele Reis de Sousa e Andressa Santana de Lima.
A Banca de Estudos para Enem é um módulo do Programa Futuras Cientistas, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), que oferece atividades preparatórias focadas em ciências exatas e da natureza, para alunas do ensino médio da rede pública estadual.
O módulo Banca de Estudos oferece dois meses de cursos preparatórios em Química, Física, Biologia, Matemática e Redação para as alunas da 3ª série do ensino médio. O programa tem a finalidade de promover a participação de mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e Matemática (STEM) e a equidade de gênero no mercado profissional.
Este ano, foram ofertadas 100 vagas, distribuídas entre estudantes de todos os estados brasileiros. As aulas no formato on-line estão sendo realizadas desde 01 de setembro e seguem até 31 de outubro. Os participantes recebem bolsas auxílio no valor de R$ 600,00, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O programa Jovens Cientistas conta com atividades em Imersão Científica, Banca de Estudos, Mentoria e Estágios.
A professora de Matemática, Karitta Luana Marques Galvão, ressaltou a alegria de ter esses alunos se destacando. “Eu estou feliz e orgulhosa em compartilhar essa conquista especial. Esse resultado demonstra o talento, a dedicação e o potencial dessas jovens. E nós, professoras, não poderíamos estar mais orgulhosas, por fazer parte dessa jornada de sucesso e incentivo às futuras cientistas do nosso país”, explicou.
Agnês Costa Nunes, que também é professora de Matemática, frisou a oportunidade que o programa oferece para as alunas. “A participação das nossas alunas na banca do Programa Futuras Cientistas foi um momento de muito orgulho e inspiração. Elas conseguiram ser selecionadas entre milhares de jovens, o que reforça ainda mais essa conquista. Este é o terceiro ano em que a escola marca presença nesse programa, com alunas selecionadas, reafirmando nosso compromisso com a promoção da ciência, da pesquisa e do protagonismo feminino no espaço acadêmico. A cada edição, vemos nossas estudantes se destacando pela dedicação, pela criatividade e pelo amadurecimento científico, mostrando que o incentivo certo abre portas para grandes conquistas”, esclareceu.
Maristela Mariano Ferreira, uma estudante premiada em várias olimpíadas escolares, fala de sua alegria com mais essa experiência. “Os professores nos mostram como as matérias se conectam e como aplicar o conhecimento para resolver questões complexas, o que é essencial para o Enem. A melhor parte é a prática de resolução de problemas juntos, discutindo as diferentes formas de chegar à resposta certa. Os professores são atenciosos, tiram todas as dúvidas e explicam sem pressa. Eles nos dão dicas valiosas sobre a gestão de tempo na prova, temos até encontros com uma psicóloga, para aprender a lidar com a ansiedade. Além disso, a troca de experiência com os outros alunos é incrível. A gente compartilha materiais, explica um tema para o outro e se apoia mutuamente, o que nos fortalece para enfrentar o desafio. Essa experiência está me deixando muito mais confiante para o Enem. Sinto que estou bem mais preparada, e o programa me mostrou que, com dedicação e apoio certo, o sonho de entrar na universidade está cada vez mais perto de se tornar realidade”, contou.
A estudante, Andressa Santana de Lima, destacou a oportunidade. “Participar da banca está sendo excelente, estamos aprendendo sobre assuntos que mais caem no Enem de forma fácil e interessante. Todas as professoras são excelentes”, afirmou.
Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Abrão de Sousa/Governo do Tocantins