Um grupo de alunos do Colégio Estadual de Cristalândia está participando do Congresso Nacional de Pesquisadores Negros da Região Norte, que está sendo realizado em Manaus, Amazonas, de 01 a 04 de setembro.
Do Tocantins, estão participando os estudantes Maria Helena de Matos, Keila Coutinho e Thyago Ribeiro; além da professora de História, Elizabeth Aires Leite, a educadora Karoline de Oliveira Rebouças, coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Quilombola para as Relações Étnico-Raciais (NEEQ-ERER), da Secretaria da Educação do Tocantins.
Os estudantes conquistaram a participação no congresso, por terem sido classificados em 1º lugar no Tocantins, na Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-raciais, Afro-brasileiras, Africanas e Indígenas.
Nesta quarta-feira, os alunos participam de uma apresentação sobre o desempenho na Olimpíada Quilombola para as Relações Étnico-Raciais. E durante o evento, eles estiveram presentes em oficinas, palestras e exposições.
“Ter participado da olimpíada e ter ficado entre as equipes campeãs nos deixou muito felizes. Aqui é um espaço para ampliar o conhecimento sobre as questões raciais, divulgar o Projeto Batuque e interagir com outras equipes campeãs da região Norte”, explicou a professora Elizabeth.
Para participar do congresso, a equipe contou com o apoio da Secretaria da Educação, da Superintendência Regional de Educação de Paraíso e da gestora do Colégio Estadual de Cristalândia.
“Participar desse evento, tem sido uma experiência incrível, pela oportunidade de apresentar o nosso projeto, e pelos contatos que estamos tendo com participantes de outros estados. Conhecemos a cidade, a cultura, um pouco da diversidade que integra Manaus. Esse congresso trouxe várias reflexões importantes que eu vou levar comigo para a vida e saio daqui com a certeza da importância da diversidade”, frisou a estudante Maria Helena.
“Como aluno do ensino médio, este está sendo o meu primeiro congresso e quero aproveitar cada momento, cada palestra e aprendizagens. Eu estou muito feliz de estar vivendo essa experiência”, disse Thyago.