A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou durante esta semana os nomes dos estudantes da rede estadual do Tocantins que participarão do programa ‘Porta-Vozes do Ensino Médio Integral 2024’. Em colaboração com o Instituto Natura, o projeto tem como meta ampliar a implementação e o fortalecimento do Ensino Médio Integral (EMI), além de promover o protagonismo estudantil na educação.
Para este ano, o programa abre espaço para três representantes de cada um dos 17 estados participantes, totalizando 51 Estudantes Porta-Vozes. Representam o Tocantins os estudantes: Maria Clara Ferreira de Sousa Reis, do Colégio Estadual Dulce Coelho de Sousa, em Angico; Gabriel do Nascimento Gonçalves, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus de Gurupi-TO; Lara França Lima, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas.
“Me senti lisonjeada e super empolgada e um pouquinho nervosa, mas bem preparada para esse projeto. Vou fazer o possível para que os planos que estou pensando sejam executados e que eu consiga desenvolver um interesse dentro de cada estudante sobre esse projeto”, disse Lara, uma das Porta Vozes.
O foco do programa é a capacitação dos estudantes, com enfoque no desenvolvimento de autonomia, competências e solidariedade. Essa abordagem tem por objetivo incentivar o planejamento e a execução de ações protagonistas no âmbito do Ensino Médio Integral em seus respectivos estados.
Os 51 estudantes de escolas públicas de todo o país serão reunidos em encontros mensais para formações e trocas sobre temas como produção de conteúdo, diversidade e inclusão, bem-estar, dentre outras temáticas atuais.
Comentários sobre este post