Estudantes do Tocantins são premiados na Olimpíada de Português. E uma das escolas que está comemorando o resultado é o Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida, de Araguaína, pela conquista da estudante Graziella Sousa Morais, que alcançou medalha de prata e do aluno Júlio César Lima Duarte, que ficou com a medalha de bronze.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, incentiva professores e alunos a participarem das olimpíadas escolares e das competições do conhecimento, como forma de terem acesso a mais oportunidades, além de ampliar a aprendizagem.
Outros alunos premiados
Também foram premiados o estudante Estevão Wendel Pereira Carneiro, com medalha de bronze e o aluno Roger Kaick Silva da Conceição, com o certificado de Menção Honrosa. Eles são do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, de Augustinópolis, instituição de ensino jurisdicionada à Superintendência Regional de Educação (SER) de Araguatins.
Outros estudantes premiados são Kauan Francisco Mendes Lima, com medalha de bronze e Sophia Moreira Araújo, que recebeu o certificado de Menção Honrosa. Eles são do Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Souza, da cidade de São Salvador do Tocantins, da SRE de Gurupi.
A estudante Maria Eduarda Rodrigues de Abreu, do Colégio Estadual Padrão, de Brejinho de Nazaré, conquistou medalha de bronze. A escola é jurisdicionada à SRE de Porto Nacional.
Medalha de destaque regional
O estudante Nícolas Emanuel do Nascimento Maciel Silva, do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, de Colinas do Tocantins, recebeu a medalha de destaque regional.
E o estudante Rafael Guedes de Carvalho Tito, do Colégio Estadual Dr. Abner Araújo Pacini, de Almas, também recebeu medalha de destaque nacional. A escola é jurisdicionada à SER de Dianópolis.
Resultado da dedicação
Graziella, 16 anos, cursa a 2ª série do ensino médio, é a aluna do Tocantins, com maior nota, ela comenta o seu resultado. “Essa conquista representa que sou capaz de alcançar aquilo que desejo, de forma que, esses resultados comprovam que todo o esforço e apoio, tanto familiar quanto escolar, foram importantes. Esse prêmio nos motiva a continuar nessa jornada”, contou.
O estudante Estevão, 16 anos, aluno da 2ª série do ensino médio, já é medalhista em outras olimpíadas. “Eu fiz uma prova com tranquilidade, eu gosto de Português”, frisou.
A professora de Língua Portuguesa Márcia Regina Freitas, do Centro de Ensino Médio Benjamim José de Almeida, ressalta a alegria da escola, com mais essa premiação. “Somos medalhistas pela segunda vez. Mais do que simples premiações, essas medalhas são símbolos concretos do empenho, da dedicação e do talento dos jovens no domínio da Língua Portuguesa, que é o nosso maior instrumento de comunicação, expressão e pensamento crítico”, explicou.
A professora Márcia destacou a importância das premiações para a escola e para os alunos. “A participação em olimpíadas como esta estimula o uso adequado do idioma e fomenta o interesse pela literatura, como também fortalece a capacidade de interpretação e expressão dos estudantes, habilidades fundamentais para a vida acadêmica e profissional. Ver o nome de nossos estudantes entre os premiados é a validação de que o trabalho de base, o incentivo à leitura, à escrita e ao aprofundamento do conhecimento em linguagem está no caminho certo”, afirmou.
A olimpíada
A olimpíada foi realizada em três categorias, uma destinada aos jovens do ensino médio; a outra para os estudantes matriculados no 8º ao 9º ano do ensino fundamental e a última categoria são com alunos que estão no 6º ao 7º ano do ensino fundamental.
A competição foi realizada em duas etapas e o objetivo é contribuir para o fortalecimento da capacidade interpretativa e expressiva dos alunos, estimulando o uso adequado da Língua Portuguesa e a reflexão sobre textos e ditos de grande expressividade e excelente qualidade literária.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins


 
					



 
                
