Estão abertas as inscrições para a 2ª Feira de Ciência, Arte e Engenharia de Porto Nacional, promovida pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Porto Nacional. O evento é voltado para estudantes das redes estadual, municipal e privada da região, que poderão apresentar projetos científicos, artísticos e de engenharia.
A feira acontecerá em outubro de 2025, no campus do IFTO, como parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste ano, o tema da semana será: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentamento às mudanças climáticas no meu território”.
De acordo com o professor William Rodrigues, coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão do IFTO de Porto Nacional, o objetivo do evento é estimular o interesse dos estudantes pelas ciências e pela pesquisa, além de popularizar o conhecimento científico, mostrando ao público, como pequenos, mas importantes avanços tecnológicos surgem a partir de ações de pesquisa e desenvolvimento de projetos.
Como participar
As inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de junho, no site do IFTO. Podem se inscrever estudantes matriculados nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, no Ensino Médio, nas modalidades regular, educação especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de alunos dos cursos técnicos subsequentes.
Os trabalhos podem ser apresentados de forma individual ou em grupo, desde que os integrantes sejam da mesma escola. Todos os projetos devem ter, obrigatoriamente, um orientador, com possibilidade de contar também com um coorientador.
Entre as premiações, os melhores trabalhos receberão medalhas, troféus e bolsas de iniciação científica.
O edital completo da 2ª Feira de Ciência, Arte e Engenharia de Porto Nacional está disponível no site oficial do evento. Mais informações podem ser obtidas pelo whatsApp: (63) 98119-5339.