Muitos estudantes estão comemorando as suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo resultado foi divulgado nesta sexta-feira, 16, pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. O Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação desenvolve o programa #TonoEnem, que todos os anos, fornece materiais de estudo, promove aulões específicos e videoaulas. E por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), as escolas priorizam atividades de redação.
João Gabriel Pereira dos Santos Cavalcante, 18 anos, que concluiu o ensino médio na Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso, de Palmas, alcançou a nota 860 na redação do Enem. Ele tem um dom de compreender com facilidade os conteúdos. E entre as suas conquistas, está a nota de 920 no Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantis (Exato), promovido pela Universidade Federal do Tocantins. Gabriel já foi aprovado no curso de Direito e está no processo de escolha das opções de faculdades. “A Escola Elizângela é uma boa unidade de ensino devido aos excelentes professores. A professora Patrícia Marinho, de Português e redação, me ajudou muito”, frisou.
Do Centro de Ensino Médio Paulo Freire, de Araguaína, o estudante Itallo Kauan Correia Silva, comemora a sua nota 940 na redação do Enem e a aluna Thayná Ribeiro Feitosa, 17 anos, conquistou a nota 920 na redação do Enem.
“No Cem Paulo Freire, eu já tinha uma direção nos estudos para o Enem, tanto nas áreas de linguagens, ciências humana/natureza, exatas e principalmente na redação, com o professor Júnior Araújo. Eu fazia em média de duas a três redações no mês, estudava nas aulas vagas e também nos intervalos do almoço. Fiz bastante simulados voltados para o Enem, tanto por iniciativa própria quanto pela ajuda da escola, como eu já disse a escola dava bastante suporte no quesito Enem”, contou a Thayná.
De Paranã
A estudante Esther Gonçalves Soares, 18 anos, do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, alcançou a nota 900 na redação do Enem, em dois anos consecutivos. Ela concluiu o ensino médio em 2025. Esther pretende ingressar nos cursos de odontologia ou fonoaudiologia e vai se inscrever no Sistema de Seleção Unificada.
“Eu estou iniciando uma nova etapa da minha vida e eu espero que dê tudo certo. O Colégio Desembargador é a melhor escola que já estudei, tenho um carinho enorme por todos os professores, coordenadores e todo o corpo docente do colégio”, contou a estudante. Esther contou que se destacou nos Jogos Estudantins do Tocantins (JETs), aproveitou as competições para aprimorar a comunicação e a disciplina.
A estudante Glenda Lorrane da Cruz, 17 anos, também do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, tirou a nota 920 na redação no Enem, e no ano passado, ela tinha alcançado a nota 940. Para Glenda, concluir o ensino médio e ir conquistar espaços no ensino superior é um desafio.
“Eu estou animada e também com um certo receio, porque vamos iniciar um novo ciclo. O Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco é uma escola excepcional, com professores, coordenadores e profissionais maravilhosos e acolhedores. Que nos ensinam os conteúdos escolares e nos preparam para a vida”, ressaltou.
A estudante Maristela Mariano, 18 anos, do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, é conhecida na escola por ter conquistado medalhas em várias olimpíadas escolares e participou do programa Futuras Cientistas. Maristela alcançou a nota 860 na redação do Enem. “No Colégio Desembargador, encontrei mestres que foram muito além de simplesmente ensinar uma matéria; eles foram guias fundamentais. A experiência escolar foi marcante justamente por causa desse apoio. Em momentos em que as coisas pareciam difíceis, tive professores que estenderam a mão, que ouviram e que acreditaram no meu potencial. Eles transformaram o ambiente de ensino em um lugar de acolhimento e crescimento pessoal”, afirmou. Maristela também irá se inscrever no Sisu e tentar uma vaga no curso de odontologia.
A professora Rosiane Pereira Miranda que leciona Língua Portuguesa e Redação, em Paranã, destacou o ensino de qualidade. “Eu sinto um imenso orgulho ao ver nossos alunos do interior do Tocantins, alcançando notas de destaque na redação do ENEM. Esse resultado é fruto de dedicação, prática constante de escrita, reescritas orientadas e, principalmente, da confiança dos alunos no processo de aprendizagem. Essas conquistas mostram que a educação de qualidade transforma vidas. Para os alunos e para a escola, essas notas representam superação e a certeza que sonhos se tornam possíveis e caminhos se abrem por meio da educação”, explicou.
Sisu
Os estudantes vão utilizar as notas do Enem e se inscrever no Sisu, cujas inscrições se iniciam na próxima segunda-feira, 19. A nota do Enem também vale bolsas de estudos no Programa Universidade para Todos (Prouni), cujas inscrições serão de 26 a 29 de janeiro. E também financiar, a mensalidade da educação superior por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fieis).
Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Enedino Rodrigues Benevides Neto/Governo do Tocantins
Aluna Maristela Mariano, nota 860 na redação do Enem – Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins file_download
Aluno João Gabriel, nota 860 na redação do Enem – Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins file_download
Professora Rosiane e seus alunos – Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins file_download
Aluna Esther, nota 900 na redação do Enem – Divulgação/Seduc/Governo do Tocantins file_downloadkeyboard_arrow_up






