Entre os dias 9 e 25 de setembro, 165 estudantes-atletas do Tocantins participarão dos Jogos da Juventude 2025, realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em Brasília, Distrito Federal. Além dos estudantes, a delegação tocantinense conta com 10 dirigentes e 28 técnicos. Os estudantes-atletas foram classificados na fase estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs) categoria de 15 a 17 anos.
A competição será dividida em três blocos, contemplando diversas modalidades esportivas. O primeiro bloco é voltado para o atletismo, natação, ciclismo e tênis de mesa. Os atletas dessas modalidades saíram de Palmas nessa segunda-feira, 8.
O segundo bloco com os estudantes-atletas de wrestling, triathlon, águas abertas, vôlei de praia, futsal e basquete, segue para Brasília no sábado, 13, enquanto o último bloco, com os competidores de badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e voleibol, sai na sexta-feira, 19.
Otávio da Silva Sousa Santana, da Escola Paroquial Cristo Rei, de Tocantinópolis, vai competir na prova de 3 mil metros no atletismo. Ele fala da satisfação em participar da competição. “Estou sentindo muita emoção de ir para mais uma edição dos Jogos da Juventude. Estou com boas expectativas para trazer medalhas”, comentou.
Ana Júlia Tranqueira Silva, estudante do Colégio Tocantins, de Miracema, participa na modalidade tênis de mesa. Ela também comentou. “É a primeira vez que participo dessa etapa. Espero voltar com medalha”, finalizou.
Jogos da Juventude 2025
Os Jogos da Juventude são a maior competição esportiva para jovens do Brasil, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e considerada uma porta de entrada para talentos rumo ao alto rendimento. Reúnem atletas de todas as 27 Unidades da Federação em 20 modalidades, com estrutura semelhante a grandes eventos como os Jogos Pan-Americanos e Olímpicos. Além das disputas esportivas, contam com ações culturais, educativas e de sustentabilidade, transmissões multiplataforma e participação de embaixadores olímpicos que inspiram os jovens atletas.