O estudante Gabriel Ferreira Aquino Prevital, 17 anos, da 3ª série do ensino médio, do Cemil Santa Rita de Cássia, de Palmas, foi premiado com a medalha de bronze, na Olimpíada Nacional de Filosofia, e ficou entre os 10 estudantes com melhor desempenho na Olimpíada da Região Norte. Ele participará da etapa final da olimpíada que será presencial na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no período de 2 a 5 de outubro, e foi convidado para fazer parte da Seletiva Nacional para 34ª Olimpíada Internacional de Filosofia, (Varsóvia/2026).
A Secretaria da Educação orienta as escolas a sempre participarem das olimpíadas científicas escolares.
O estudante participou da Olimpíada com um ensaio que abordou o pensamento da filósofa brasileira Sueli Carneiro, com ênfase no racismo contra a mulher negra.
Gabriel ficou muito feliz com esse resultado, ele não imaginava que os estudos filosóficos lhe abrissem portas para novos conhecimentos. “Estou feliz mesmo. Essa conquista representa uma oportunidade de crescimento, evolução e diversão”, ressaltou. Na etapa nacional, o estudante terá contato com novos professores e estudantes de outros estados.
“Gabriel é um aluno dedicado e se destaca em todas as áreas do conhecimento. Ele sempre demonstrou interesse pela Filosofia. Nós trabalhamos a leitura e interpretação dos textos filosóficos, e depois fomos para a produção dos ensaios. Então, esse prêmio é resultado do trabalho e dedicação do estudante”, explicou o professor Pedro Ferreira Nunes.