As escolas do Tocantins que desenvolvem trabalhos relacionados com a preservação do meio ambiente podem inscrever suas ações na 3ª edição do Concurso Cultural Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistema.
A inscrição é gratuita e podem participar estudantes matriculados do 7º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, no portal https://restauranatureza.org.br/. As inscrições vão de 4 de fevereiro ao dia 5 de maio e podem ser realizadas por estudantes ou professores.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, orienta os professores e estudantes a participarem das olimpíadas científicas escolares como forma de ter acesso a mais oportunidades e mais plataformas de estudos.
O concurso Cultural Restaura Natureza é uma ação conectada com a Década da Restauração de Ecossistemas das Nações Unidas. O objetivo é apresentar, refletir e discutir formas de preservação da natureza e promover uma maior relação do ser humano com o seu habitat.
A olimpíada será realizada em duas fases; a primeira, on-line, que poderá ser realizada individual, e a segunda fase será prática, com a realização de um plano de ação.
A avaliação dos trabalhos será realizada por meio do critério de votação popular. Nesta fase, a comissão organizadora selecionará os projetos que tenham mais elementos de informações no registro. Nessa categoria, cada voto representa um ponto. O segundo critério de avaliação terá itens como engajamento, comunicação, técnicas restauradoras, diversidade de espécies nativas e área restaurada, totalizando 1000 pontos.
Os temas para a elaboração dos trabalhos são escassez hídrica, povos originários, preservar, biodiversidade, leis que protegem o meio ambiente, comunidades, técnicas de restauração, serviços ecossistêmicos e segurança alimentar.
Premiação
Serão premiadas as cinco melhores iniciativas. A partir dos registros de ação, em cada uma das duas categorias, haverá premiação para alunos, professores e para as escolas.
Os estudantes serão premiados com brindes e viagens para conhecer projetos e iniciativas que já estão sendo realizadas com o objetivo de restauração.
A realização da olimpíada é da organização da Sociedade Civil brasileira, WWF-Brasil, uma associação sem fins-lucrativos ou econômicos, com sede em Brasília, DF, em parceria com a Associação Quero na Escola.