O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) se reuniu com representantes da concessionária de distribuição de água e tratamento de esgoto no Tocantins – a BRK Ambiental – para tratar de novos investimentos em saneamento básico, com foco na promoção de maior equidade no acesso aos serviços. A agenda resultou em um compromisso da empresa de apresentar, até março, um estudo para implantação da tarifa social no Estado, que deve beneficiar mais de 400 mil pessoas. O encontro aconteceu na sexta-feira, 13, no Palácio Araguaia.
AMPLIAR INVESTIMENTOS E REVISAR TARIFAS
Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a importância de a empresa ampliar os investimentos e revisar tarifas, de forma que sejam justas e compatíveis com a realidade de cada município. “Sabemos da relevância do trabalho realizado, mas queremos investir ainda mais. Precisamos de uma análise mais criteriosa das tarifas e que a empresa estruture um planejamento de tarifa social para beneficiar a população que mais precisa, dentre outros investimentos que envolvam um tratamento igualitário entre as cidades”, pontuou.
MUNICÍPIO RECEBA INVESTIMENTOS
O presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), Matheus Martins, ressaltou que essa discussão da divisão dos investimentos é necessária e tem que ser amplamente debatida. “Reconhecemos a importância da empresa para a manutenção e fortalecimento do saneamento no Estado, mas reforçamos que é essencial que cada município receba os investimentos necessários de maneira mais igualitária, a fim de evitar a centralização dos investimentos em apenas alguns municípios, então vamos debater esses pontos”, ressaltou.
PLANEJAR NOVOS INVESTIMENTOS
O diretor-presidente da BRK no Tocantins, Cleber Renato, evidenciou que o momento é estratégico para planejar novos investimentos. “A BRK tem total interesse em atuar em conjunto com o Estado para ampliar os serviços e garantir a expansão da cobertura de saneamento básico. É dentro do processo de revisão, já aberto pela própria ATR, que podemos avaliar as diretrizes que o governo pretende seguir e incorporar melhorias e adaptações necessárias, como a possibilidade de implantação da tarifa social, que tem potencial para beneficiar cerca de 440 mil pessoas nos 47 municípios atualmente atendidos”, enfatizou.
PRESENTES NA REUNIÃO
Também participaram da reunião o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos); o senador Eduardo Gomes (PL); o CEO da BRK, Alexandre Thiollier; o vice-presidente de Operações da BRK, Jorge Augusto Gomes; e o diretor de Planejamento da BRK, Ítalo Monteiro.





