domingo, 21 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Escuta pública promovida pela Secult reúne artistas e gestores em Palmas para construção democrática do plano da PNAB no Tocantins

Fazedores de cultura de diversos setores partilharam demandas, sugestões e propostas para a construção do Plano de Aplicação de Recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB)

Ascom por Ascom
13/06/2025
em Tocantins
Tempo de leitura: 4 minutos
A A
Participantes da escuta pública da PNAB se reúnem para o registro final do encontro, realizado no auditório do Sebrae, em Palmas. O evento marcou mais uma etapa do processo democrático promovido pela Secult para ouvir e acolher as demandas de artistas e fazedores de cultura do Tocantins. - Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

Participantes da escuta pública da PNAB se reúnem para o registro final do encontro, realizado no auditório do Sebrae, em Palmas. O evento marcou mais uma etapa do processo democrático promovido pela Secult para ouvir e acolher as demandas de artistas e fazedores de cultura do Tocantins. - Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

CompartilharCompartilhar

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realizou mais uma etapa das escutas públicas referente aos ciclos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) nesta quarta-feira, 11, no auditório do Sebrae, em Palmas. O encontro reuniu representantes de todos os setores culturais com o objetivo de ouvir demandas, sugestões e propostas dos agentes culturais tocantinenses para subsidiar a construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política. O evento também foi transmitido pelo canal oficial da Secult no YouTube.

Mais de 15 artistas e fazedores de cultura de áreas como literatura, música, teatro, audiovisual, dança, cultura popular, artesanato, cultura cigana, entre outros, fizeram uso da palavra e apresentaram contribuições, defendendo as necessidades e singularidades de seus segmentos. A diversidade das manifestações artísticas presentes mostrou o quanto a escuta pública é um momento positivo e necessária para o fortalecimento da política cultural no Estado.

ARTIGOSRELACIONADOS

Crédito: Divulgação/TJTO

Recesso Judiciário do Tocantins vai até 6 de janeiro

20/12/2025
Trecho do Rio Tocantins no município de São Miguel (TO) — Foto: Divulgação/Bombeiros

Corpo com marcas de tiros na cabeça é encontrado no Rio Tocantins

20/12/2025

A escuta é parte de um processo democrático e participativo que busca fortalecer o diálogo com quem produz arte e cultura, de fato, para garantir que os recursos cheguem de forma justa e eficaz às diversas expressões culturais do Estado. “Nós do Governo do Tocantins, através da Secretaria da Cultura, estamos muito felizes com essas escutas e tudo que ouvimos aqui. O objetivo é ouvir vocês e construir editais cada vez melhores”, agradeceu o secretário da Cultura Tião Pinheiro.

“A escuta é o momento democrático da política. O nosso papel agora, enquanto Secretaria da Cultura, é ouvir. Nós só podemos construir uma política pública de qualidade com a participação daqueles que realmente fazem cultura, que são os artistas de todas as linguagens”, afirmou o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda.

A presidente da Comissão Permanente de Editais e gerente de Convênios da Secult, Simone Moura, destacou que a escuta ativa é fundamental para o aperfeiçoamento da Política Nacional Aldir Blanc no Tocantins. “Só conseguimos desenhar novos editais com a participação de vocês. As escutas são momentos essenciais para ouvir as necessidades reais dos territórios e construir editais que reflitam essas demandas”, falou.

“Em nome do Ministério da Cultura, agradeço a todos por esse esforço, por esse exercício, pois não é uma tarefa simples trazer as pessoas para a discussão, para pensar, para quebrar a cabeça, não é algo que todo mundo se dispõe a fazer”, completou o coordenador do Escritório do Ministério da Cultura no Tocantins, Cícero Belém.

Representando a Associação Tocantinense Municipal (ATM), o prefeito de Taguatinga, Paulo Roberto, vê a cultura como investimento. “Muita gente não entende a cultura como um grande investimento, mas o povo só se desenvolve conhecendo o passado e valorizando sua cultura”, comentou.

Participação ativa e contribuições dos setores culturais

Com uma trajetória de mais de quatro décadas tocando na noite palmense, o músico Toninho Borges foi uma das vozes que representaram os profissionais da música durante a escuta. Em sua fala, ele destacou as dificuldades enfrentadas por artistas que atuam em bares e espaços populares para acessar editais públicos de cultura.

“O músico da noite não consegue nem sequer fazer uma proposta, imagine participar de um edital. É preciso simplificar. Muitos dos nossos colegas não têm acesso à faculdade, mas isso não significa que não sabem escrever ou criar. Se conseguimos compor uma música ou fazer poesia, também podemos elaborar um projeto. O que falta é acesso, é inclusão real”, afirmou Toninho.

Durante sua participação na escuta, o coordenador do Comitê de Cultura no Tocantins (FETAC), Kaká Nogueira, reforçou a necessidade de políticas culturais sensíveis às diferentes realidades dos fazedores de cultura tocantinenses. “É fundamental fortalecer toda a cadeia produtiva das artes com recursos adequados a cada realidade”, comentou.

Liu Moreira, da Associação de Arte Ninho Cultural, chamou atenção para a importância da qualificação técnica nas gestões municipais no contexto da PNAB. “É preciso investir na formação dos gestores e equipes municipais para que compreendam a importância dos editais e consigam executá-los”, falou.

A presidente da Associação dos Ciganos da Etnia Kalon do Tocantins, Ana Cléia Ribeiro Queiroz de Sá, destacou os desafios enfrentados para acessar os editais e reforçou a riqueza cultural cigana. “Somos uma cultura, com dialeto próprio e muitas expressões que precisam ser mostradas”, disse.

As contribuições colhidas durante o encontro serão analisadas e utilizadas na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc, que orientará a distribuição dos recursos federais nos próximos ciclos da política no Tocantins, que daqui para frente será plurianual. A proposta é garantir que as ações estejam alinhadas às demandas reais dos diversos segmentos culturais do Estado.

Além dos citados, também estiveram presentes a secretária-executiva da Secretaria de Cultura Valéria Kurovski, o presidente do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins, Elpídio de Paula, o superintendente substituto do Iphan no Tocantins, Alessandro Lopes, demais conselheiros do CPC-TO, artistas de diversas áreas, e participantes via YouTube.

Anterior

Comitê de Cultura no Tocantins presente na solenidade do pagamento de premiação aos Pontos de Cultura em Gurupi

Próximo

Sebrae Tocantins promove capacitação para empreendedores nas praias da região central e Jalapão

Próximo

Sebrae Tocantins promove capacitação para empreendedores nas praias da região central e Jalapão

LEIA TAMBÉM

Educação

Municípios têm até 15 de março para enviar informações sobre o ICMS Educacional no SISEDU

20/12/2025
Esportes

Inter de Milão é eliminada pelo Bologna na Super Copa da Itália

20/12/2025
Esportes

Borussia Dortmund vence Mönchengladbach e sobe na tabela do Alemão

20/12/2025
Esportes

Paulo Pezzolano fala pela primeira vez como técnico do Internacional

20/12/2025
Esportes

Copa do Brasil: veja histórico dos duelos após empate no jogo de ida

20/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Lajeado

Recesso Judiciário do Tocantins vai até 6 de janeiro

20/12/2025
Tocantins

Corpo com marcas de tiros na cabeça é encontrado no Rio Tocantins

20/12/2025
Tocantins

Rompimento de barragem atingiu ponto turístico no Tocantins; veja antes e depois

20/12/2025
Tocantins

Comerciante deixa local às pressas após rompimento de barragem no Tocantins: ‘Não conseguimos tirar nada

20/12/2025
Educação

Estudante da rede pública de Combinado é destaque pelo desenvolvimento de um programa de IA

20/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Recesso Judiciário do Tocantins vai até 6 de janeiro
  • Corpo com marcas de tiros na cabeça é encontrado no Rio Tocantins
  • Rompimento de barragem atingiu ponto turístico no Tocantins; veja antes e depois

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Recesso Judiciário do Tocantins vai até 6 de janeiro

20/12/2025
Trecho do Rio Tocantins no município de São Miguel (TO) — Foto: Divulgação/Bombeiros

Corpo com marcas de tiros na cabeça é encontrado no Rio Tocantins

20/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.