No intuito de proporcionar uma reintegração mais efetiva para egressos do Sistema Penal, o Escritório Social de Palmas passa a oferecer mensalmente o serviço de regularização e confecção de Carteiras de Identidade Nacional (CIN). A oferta desse serviço é uma parceria feita com o Instituto de Identificação com o Escritório Social facilitando o acesso à documentação civil, tornando o atendimento também mais prático e humanizado.
A ação ocorrerá uma vez por mês nas instalações do Escritório Social, com um número inicial de 16 vagas para atendimento no dia, com registro fotográfico digital realizado durante o atendimento, e isenção de taxas, incluindo o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare), para a segunda via.
A Diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro, ressaltou que o novo documento é mais seguro e gratuito. A colaboração ativa do Instituto visa garantir que essa documentação alcance todos os cidadãos, especialmente aqueles mais necessitados.
Parceria
A parceria estabelecida com o Instituto de Identificação da Secretaria de Segurança Pública é fundamental para viabilizar essa iniciativa. Vale ressaltar que as carteiras de identidade são produzidas de forma gratuita, viabilizando a dignidade e reintegração desses cidadãos à sociedade.
O gerente de Política de Alternativas Penais, Thiago Sabino, destacou a importância da ação, explicando que “a ideia foi criar um ambiente mais acolhedor, eliminando receios e preconceitos, oferecendo um atendimento humanizado que considere a reinserção social e profissional do egresso”.
Já o gerente do Escritório Social, Leandro Bezerra, agradeceu e ressaltou que este serviço se soma a outro que já é ofertado no local. “Vale lembrar que também temos parceria com a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, que presta serviços aqui no Escritório. E sempre que pudermos ampliar estes atendimentos, faremos”, completou.
Comentários sobre este post