A Escola Estadual José Damasceno, da cidade de Miracema do Tocantins, realizou na manhã desta sexta-feira, 25, a abertura do Dia D da Leitura, tendo como temática a importância da leitura.
Na oportunidade houve a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos como produções de poemas, poesias, dentre outras. Após as boas vindas dadas pela direção da unidade escolar e a equipe da área de Linguagens, o evento foi liderado pela professora Creuzeli Coelho Batista, coordenadora da área de Linguagens que falou dos objetivos e da importância da ação para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos.
Uma das atrações deste evento foi o escritor e poeta de Tocantínia, André Goveia, autor de vários livros publicados e que integra os quadros da Academia Gurupiense de Letras, Academia de Letras de Paraíso do Tocantins e da Academia de Letras de Araguaína, dentre outras.
O ilustre intelectual desenvolveu uma movimentada roda de conversa literária com alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental, bem como, os alunos da terceira série do ensino médio.
Após a leitura de sua biografia, André Goveia recitou a poesia “Viva a Leitura”, de sua autoria e, em seguida, contou para os estudantes sobre sua trajetória de vida como poeta e escritor desde a infância até os dias atuais, incentivando os alunos a escreverem e produzir poemas, poesias, contos, crônicas e outros gêneros conforme suas preferências.
Tesouro
O escritor fez uma exposição de seus livros e falou sobre cada um deles recitando uma poesia de cada. Durante a roda de conversa, o escritor conversou com os alunos sobre o ato de ler e escrever.
“É preciso descobrir o tesouro do prazer de ler e escrever, pois quando descobrimos esse tesouro nunca mais queremos parar de escrever, sejam livros ou outros instrumentos de sistematização do conhecimento”, afirmou Goveia, ensinando que a leitura e a escrita nos dão asas para realizar nossos sonhos e conquistar a nossa felicidade.
Poesia coletiva
Durante a roda de conversa literária, Goveia criou uma poesia com os alunos participantes com o título “Minha Escola tem…”. Ao final realizou sorteio de três livros para os estudantes presentes.
Para a coordenadora professora Creuzeli Coelho Batista, a presença do escritor André Goveia em sua escola foi um momento significativo, pois oportunizou aos estudantes ouvir as belas palavras e conhecer um pouco mais sobre a trajetória desse escritor que vem se destacando no cenário da produção literária tocantinense contemporânea.