quinta-feira, 29 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Educação

Escolas Indígenas do Tocantins participam de formação do Cecampe Norte com foco no Programa Dinheiro Direto na Escola

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira da iniciativa que contempla gestores das escolas indígenas e técnicos da Pasta e das Superintendências Regionais de Educação

Ascom por Ascom
18/10/2024
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Formação tem o objetivo de aprimorar a execução e o desempenho do PDDE

Formação tem o objetivo de aprimorar a execução e o desempenho do PDDE

CompartilharCompartilhar

Com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe) realiza, em Palmas, atividades de assistência técnica e de monitoramento relacionadas à execução e o desempenho do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) nas escolas estaduais e municipais indígenas. A formação está sendo realizada na sede da Seduc e segue até sexta-feira, 18.

No Tocantins, o Cecampe atua em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Seduc, a Universidade do Norte do Tocantins (UFNT) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO).

ARTIGOSRELACIONADOS

Foto: Freepik

Compra coletiva ajuda famílias a reduzir gastos com material escolar 

28/01/2026
Igo Estrela/Metrópoles

STF dá 48h para governo de SC explicar lei que proíbe cotas raciais

27/01/2026

A formação Cecampe Norte inclui as escolas das diversidades e conta com a participação de profissionais da educação dos povos Apinajé, Karajá, Karajá-Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela e Awa Canoeiro, além de técnicos da Seduc e das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs).

O diretor de Educação dos Povos Originários da Seduc, Amaré Gonçalves Brito, destacou a importância do Tocantins no evento. “Estamos muito felizes em sediar a primeira formação da região norte, sobre o PDDE Diversidade que ampara, além dos povos indígenas, também as escolas quilombolas amparando assim os povos tradicionais. Essa formação nos auxiliará a usar os mecanismos de captação e de gestão dos recursos dos programas para avançar nas melhorias para a educação indígena e quilombola do Tocantins”.

Conforme o responsável pelo Cecampe Norte, Afonso Nascimento, a parceria com a Seduc tem auxiliado nos avanços para a educação indígena no Tocantins. “Em virtude do empenho da Seduc, em articulação com os municípios, por meio da Undime, atendemos mais de 1.700 profissionais da municipais e estaduais, com 25 formações em 32 municípios. Esta formação que se inicia hoje e que será realizada nos demais seis estados do Norte é também uma excelente oportunidade de aprendizado quanto aos desafios da educação indígena”, enfatizou.

A coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio a Gestão do FNDE, Hilda Souza Pereira, ressaltou que o PDDE Diversidade traz um aumento do valor per capita para as escolas indígenas e de comunidades tradicionais. “Nosso objetivo é que todas as unidades de ensino estejam prontas para receber os recursos e que as escolas não encontrem dificuldade de executar e prestar contas do que foi investido”, pontuou.

Para o coordenador-geral de Apoio a Gestão Escolar da Secretaria de Educação Básica do MEC, Fábio da Silva Paiva, com a formação, as escolas indígenas terão as condições necessárias para receber os recursos direto na escola. “Estamos trabalhando para fortalecer as escolas indígenas com equidade e essas ações são pensadas para contemplar as realidades que temos Brasil afora. Queremos reduzir as burocracias, estreitando essa relação com o FNDE e ajudando os gestores a se prepararem para as obrigações técnicas e legais para que possam ter mais tempo para acompanhar as ações pedagógicas”, destacou.

Silas Wôôcô Krahô é diretor da Escola Estadual Indígena Toro Hocô, na Aldeia Pedra Branca, região de Pedro Afonso. Para ele, o encontro é um marco nas novas possibilidades para utilização dos recursos. “Nossa escola ainda não tem associação, então é muito importante ter essa oportunidade de conhecer como usar corretamente o dinheiro para fazer o que a escola mais precisa e também para fazer a prestação de contas”, contou.

Representando o titular da Seduc, Fábio Vaz, a assessora de gabinete, Markes Cristiana Oliveira, ressaltou a relevância das escolas indígenas estarem aptas para executarem o PDDE. “Temos 134 escolas indígenas na rede estadual e precisamos trabalhar todos juntos para avançarmos na aprendizagem, no fortalecimento da cultura e saberes indígenas, com a oferta de uma educação com equidade e qualidade. No PDDE encontramos as possibilidades das próprias escolas indígenas poderem gerir esses recursos para melhorar o espaço e o atendimento escolar”, frisou.

Tags: educação
Anterior

Prefeitura de Gurupi incentiva produção agrícola

Próximo

Qualifica Paraíso promove treinamento para a Black Friday

Próximo
Fotos: Ascom

Qualifica Paraíso promove treinamento para a Black Friday

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Água limpa é fator decisivo para o desempenho do rebanho e a sustentabilidade da pecuária no Tocantins

28/01/2026
Tocantins

Ações do Governo do Tocantins reforçam prevenção ao trabalho escravo e defesa da dignidade humana em todo o estado

28/01/2026
Palmas

Eduardo Siqueira Campos destaca retomada de obras, fortalecimento da assistência social e anuncia asfalto inédito no Santa Bárbara

28/01/2026
Palmas

Prefeitura de Palmas apresentará os dados levantados durante o CensoTrans nesta quarta, 28

28/01/2026
Palmas

Inmetro realiza aferições de radares para garantir fiscalização de velocidade nas avenidas da Capital

28/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Agricultura e Pecuária

FAET participa de reunião do setor produtivo com a Seagro e apresenta demandas ao novo secretário

28/01/2026
Tocantins

Sebrae traz Cíntia Chagas a Gurupi para palestra gratuita sobre protagonismo feminino

28/01/2026
Tocantins

Secretaria de Estado da Mulher promove ação descentralizada de enfrentamento à violência contra a mulher em Palmas

28/01/2026
Tocantins

Secult amplia acesso ao cadastro de artesãs no Norte do Estado durante caravana do projeto Vida de Mulher

28/01/2026
Tocantins

Caravana Projeto Vida de Mulher mobiliza grande público em Itacajá e amplia alcance das ações no Tocantins

28/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • FAET participa de reunião do setor produtivo com a Seagro e apresenta demandas ao novo secretário
  • Sebrae traz Cíntia Chagas a Gurupi para palestra gratuita sobre protagonismo feminino
  • Secretaria de Estado da Mulher promove ação descentralizada de enfrentamento à violência contra a mulher em Palmas

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

edit post

FAET participa de reunião do setor produtivo com a Seagro e apresenta demandas ao novo secretário

28/01/2026
edit post

Sebrae traz Cíntia Chagas a Gurupi para palestra gratuita sobre protagonismo feminino

28/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.