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Escolas Indígenas do Tocantins participam de formação do Cecampe Norte com foco no Programa Dinheiro Direto na Escola

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é parceira da iniciativa que contempla gestores das escolas indígenas e técnicos da Pasta e das Superintendências Regionais de Educação

Ascom por Ascom
18/10/2024
em Educação
Tempo de leitura: 3 minutos
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Formação tem o objetivo de aprimorar a execução e o desempenho do PDDE

Formação tem o objetivo de aprimorar a execução e o desempenho do PDDE

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Com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (Cecampe) realiza, em Palmas, atividades de assistência técnica e de monitoramento relacionadas à execução e o desempenho do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) nas escolas estaduais e municipais indígenas. A formação está sendo realizada na sede da Seduc e segue até sexta-feira, 18.

No Tocantins, o Cecampe atua em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Seduc, a Universidade do Norte do Tocantins (UFNT) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-TO).

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A formação Cecampe Norte inclui as escolas das diversidades e conta com a participação de profissionais da educação dos povos Apinajé, Karajá, Karajá-Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela e Awa Canoeiro, além de técnicos da Seduc e das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs).

O diretor de Educação dos Povos Originários da Seduc, Amaré Gonçalves Brito, destacou a importância do Tocantins no evento. “Estamos muito felizes em sediar a primeira formação da região norte, sobre o PDDE Diversidade que ampara, além dos povos indígenas, também as escolas quilombolas amparando assim os povos tradicionais. Essa formação nos auxiliará a usar os mecanismos de captação e de gestão dos recursos dos programas para avançar nas melhorias para a educação indígena e quilombola do Tocantins”.

Conforme o responsável pelo Cecampe Norte, Afonso Nascimento, a parceria com a Seduc tem auxiliado nos avanços para a educação indígena no Tocantins. “Em virtude do empenho da Seduc, em articulação com os municípios, por meio da Undime, atendemos mais de 1.700 profissionais da municipais e estaduais, com 25 formações em 32 municípios. Esta formação que se inicia hoje e que será realizada nos demais seis estados do Norte é também uma excelente oportunidade de aprendizado quanto aos desafios da educação indígena”, enfatizou.

A coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio a Gestão do FNDE, Hilda Souza Pereira, ressaltou que o PDDE Diversidade traz um aumento do valor per capita para as escolas indígenas e de comunidades tradicionais. “Nosso objetivo é que todas as unidades de ensino estejam prontas para receber os recursos e que as escolas não encontrem dificuldade de executar e prestar contas do que foi investido”, pontuou.

Para o coordenador-geral de Apoio a Gestão Escolar da Secretaria de Educação Básica do MEC, Fábio da Silva Paiva, com a formação, as escolas indígenas terão as condições necessárias para receber os recursos direto na escola. “Estamos trabalhando para fortalecer as escolas indígenas com equidade e essas ações são pensadas para contemplar as realidades que temos Brasil afora. Queremos reduzir as burocracias, estreitando essa relação com o FNDE e ajudando os gestores a se prepararem para as obrigações técnicas e legais para que possam ter mais tempo para acompanhar as ações pedagógicas”, destacou.

Silas Wôôcô Krahô é diretor da Escola Estadual Indígena Toro Hocô, na Aldeia Pedra Branca, região de Pedro Afonso. Para ele, o encontro é um marco nas novas possibilidades para utilização dos recursos. “Nossa escola ainda não tem associação, então é muito importante ter essa oportunidade de conhecer como usar corretamente o dinheiro para fazer o que a escola mais precisa e também para fazer a prestação de contas”, contou.

Representando o titular da Seduc, Fábio Vaz, a assessora de gabinete, Markes Cristiana Oliveira, ressaltou a relevância das escolas indígenas estarem aptas para executarem o PDDE. “Temos 134 escolas indígenas na rede estadual e precisamos trabalhar todos juntos para avançarmos na aprendizagem, no fortalecimento da cultura e saberes indígenas, com a oferta de uma educação com equidade e qualidade. No PDDE encontramos as possibilidades das próprias escolas indígenas poderem gerir esses recursos para melhorar o espaço e o atendimento escolar”, frisou.

Tags: educação
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Comandadas pela delegada titular da DECA, Danyelle Toigo, as ações investigativas foram deflagradas assim que a PC/TO foi informada sobre o caso, ocorrido na última segunda-feira, dia 10, por volta das 10h, na Quadra 804 Sul, em Palmas. Na ocasião, os dois adolescentes abordaram a vítima, um idoso de 77 anos, e, armados com uma faca, exigiram os pertences do homem.

 

Em dado momento, um dos adolescentes desferiu um golpe de faca na região abdominal do idoso. O homem foi socorrido e encaminhado para receber atendimento médico. Eles conseguiram levar o aparelho celular e fugiram em seguida.

 

De imediato, a delegada e sua equipe iniciaram as diligências, sendo que, no dia 12, a autoridade policial representou pela internação dos adolescentes, pleito que foi deferido pelo juiz da Vara da Infância da Comarca de Palmas.

 

No último dia 13, um dos adolescentes envolvidos no caso se apresentou à DECA, onde foi dado cumprimento ao mandado de internação. O outro adolescente se apresentou espontaneamente à Delegacia nesta sexta-feira. Dessa forma, os dois passarão por audiência de apresentação e, em seguida, serão conduzidos ao Centro de Internação Provisória (CEIP-Palmas), onde aguardarão manifestação do Poder Judiciário.

 

Um dos adolescentes envolvidos no caso já possui passagem pela Polícia por ato infracional análogo a furto.

 

A delegada titular da DECA, Danyelle Toigo, destacou que a pronta ação da Polícia Civil gerou uma resposta imediata, a qual resultou na apreensão dos adolescentes pelo ato infracional grave, garantindo que as medidas socioeducativas cabíveis sejam aplicadas conforme dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

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