A Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional do Estado do Tocantins (Esgepen), vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), dará início no dia 02 de março de 2026, ao calendário de atividades formativas de 2026, com a oferta dos cursos de Defesa Pessoal e Combate Tático. As capacitações são voltadas aos profissionais que atuam na execução penal e servidores da secretaria. As inscrições podem ser realizadas por meio do link: https://forms.gle/e7yCyrYSWiMt39b57.
Como etapa obrigatória para ingresso, os interessados devem participar do processo seletivo, que será realizado entre os dias 04 e 13 de fevereiro de 2026. A seleção tem como finalidade avaliar o perfil dos candidatos. Os cursos de Defesa Pessoal e Combate Tático possuem metodologia prática, aliando fundamentos teóricos às técnicas operacionais. As aulas abordam estratégias de autoproteção, imobilização, condução e controle de situações de risco.
De acordo com a gerente da Escola, Cristiane Bezerra, o início do calendário evidencia a atuação da Seciju com a qualificação dos servidores, investindo em formações que impactam diretamente a segurança institucional e a atuação profissional. “A Escola reafirma seu compromisso com a qualificação contínua dos servidores e com o fortalecimento de uma política penitenciária mais técnica, humana e eficiente, e já lançamos dois editais para aulas de artes marciais, voltadas ao preparo físico e funcional dos profissionais do sistema prisional”, destacou.
A iniciativa integra as ações de formação continuada desenvolvidas pela Seciju, contribuindo para o fortalecimento das equipes, a padronização de procedimentos e a valorização dos profissionais que atuam diretamente no sistema de justiça e no sistema prisional.






