O comprometimento, a criatividade e o espírito de união dos alunos do 3º ano da Escola Municipal de Tempo Integral Ercina Pereira Monteiro, localizada no reassentamento Córrego do Prata – cerca de 45 km de Porto Nacional – renderam à unidade o primeiro lugar na categoria 3º ao 5º ano do projeto “Dengue Fora da Tela”, promovida pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria da Educação e da Fundação de Esporte e Juventude, de Porto Nacional Tocantins.
Mesmo situada na zona rural e enfrentando as limitações comuns da região, a escola se destacou pela mobilização da comunidade e pela força da mensagem transmitida. Sob a orientação da professora Ivanete Rodrigues da Silva, conhecida carinhosamente como Íris Silva, a turma produziu um vídeo que surpreendeu nas redes sociais, sensibilizando crianças e adultos sobre a importância do combate ao mosquito da dengue.
A professora Íris Silva, responsável pelo roteiro e direção do vídeo “Xô Dengue”, explica que buscou uma forma simples e acessível de chamar a atenção da comunidade local e da população em geral para o risco da dengue — especialmente neste período que as chuvas se intensificam.
“Ninguém melhor do que as crianças para alertar as famílias. Fiz questão de garantir a participação da turma, porque são elas que levam a mensagem adiante”, destacou.
Entre os destaques da produção está a estudante Maria Emanuelly, 8 anos, que interpretou uma repórter. Ela relata que participar do vídeo foi uma experiência marcante e gratificante. “Poder levar informação para todos e fazer a diferença foi muito especial”, afirmou.
Participaram da cerimônia de premiação representando a EMTI Ercina Monteiro Pereira, além das crianças, a diretora Elisângela de Andrade Fabino de Souza, a coordenadora pedagógica Ana Cleide A. de Souza Costa e a coordenadora da Diversificada, Laodiceia dos S. Mendes; e das instituições parceiras: da secretária de Saúde, Cristiane Nunes; secretária de Educação, Joana dos Reis; e o presidente da Fundação de Esporte e Juventude, Thiago Paulino, além das equipes das escolas participantes.
Demais escolas premiadas
Categoria 1º e 2º Ano: 1º Ano – Escola Jacinto Bispo; Categoria 3º ao 5º Ano: 1º Lugar – Escola Ensina Pereira Monteiro (3º ano); 2º Lugar – Escola União e Progresso – Teatro (5º ano); e 3º Lugar – Escola União e Progresso (4º ano).
A vitória da Escola Municipal de Tempo Integral Ercina Monteiro Pereira reforça que, independentemente da distância ou das adversidades, quando a educação de qualidade, a dedicação de profissionais comprometidos — como a professora Íris Silva — e a criatividade das crianças se encontram, a transformação acontece.
O resultado ultrapassa os muros da escola e alcança toda a comunidade, inspirando outras unidades a seguirem o mesmo caminho de conscientização e impacto social.
A premiação ocorreu nesta semana na Universidade Federal do Tocantins (Centro), em Porto Nacional, e entregou medalhas e kits escolares aos alunos, e multimídia às escolas vencedoras.





