Os estudantes da Escola Estadual Norte Goiano, de Araguaína, tiveram um dia letivo diferente. Eles participaram de uma atividade prática, denominada Corrida de Orientação, realizada pela equipe de Educação Física. Os estudantes percorreram o Parque Ecológico Cimba, em Araguaína, no dia 8 de novembro.
A Corrida de Orientação é uma modalidade de esporte, que utiliza a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle, marcados no terreno, no menor tempo possível, com auxílio de um mapa ou bússola, com isso, exercita o raciocínio lógico.
O objetivo do evento foi proporcionar aos estudantes experiências práticas de aventura e exploração na natureza, desenvolvendo habilidades de cooperação, comunicação, tomada de decisão e respeito ao meio ambiente, de forma divertida e educativa.
A ação foi realizada com estudantes e professores, cerca de 30 pessoas, e contou com a coordenação da professora Ana Paula Alves Gonçalves, responsável pelo componente curricular de Educação Física.
A professora Ana Paula ressaltou as aprendizagens. “A Corrida de Orientação é uma forma divertida e educativa de trabalhar a unidade temática do componente curricular denominado Práticas de Aventuras na Natureza. Os alunos se envolveram, cooperaram e aprenderam enquanto exploravam o parque. Falar sobre natureza e meio ambiente nesse tipo de atividade é muito importante porque os estudantes aprendem na prática a valorizar e cuidar dos espaços naturais. Quando eles participam de uma atividade como essa, por exemplo, além de se exercitarem, também percebem como o contato com a natureza faz bem e como é preciso preservar esses lugares. É uma forma de aprender se divertindo, desenvolvendo consciência ambiental e respeito”, ressaltou.
A coordenadora pedagógica Vanda Pinto Teixeira Santos também falou do valor da ação. “Foi uma experiência muito positiva. Os estudantes gostaram bastante, aprenderam muito. A atividade uniu aprendizado, movimento e integração, fortalecendo o espírito de equipe e o contato com o ambiente natural”, comentou.
O estudante João Gabriel Abreu Feitas, do 9º ano do ensino fundamental, disse que gostou de participar do evento. “Foi legal usar o mapa. Fiquei muito empolgado. Gostei de correr pelo parque e trabalhar com meus colegas, ainda mais que conquistamos o primeiro lugar. Depois participamos de um piquenique”, contou.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins







