Uma viagem pela cultura do Tocantins é o que propõe a II exposição de artes denominada “Um olhar para o Tocantins”, com alunos da Educação Especial da Escola Estadual José Frederico Pedreiro, que está em exibição nesta quinta-feira, 11, durante todo o dia, com a culminância às 19 horas.
A exposição é o resultado do trabalho desenvolvido pela professora que leciona Artes, Joice Queiroz, que desenvolveu uma técnica especial para trabalhar as artes visuais com os alunos da Educação Especial. Esse trabalho teve início em 2022 e foi aprimorando com o tempo.
As telas retratam a cultura do Tocantins e sua história, mostra as comunidades quilombolas, pontos turísticos e danças tradicionais.
“O resultado que esses alunos apresentaram foi maravilhoso, percebemos que eles ficaram mais serenos, mais centrados em seus trabalhos, ajudou na autoestima e no desenvolvimento de habilidades e percepções, além de estudarmos mais sobre a cultura do Tocantins”, contou a professora Joice.
O projeto trouxe alegrias para os estudantes e familiares, por ser um espaço que eles puderam expressar sentimentos, ideias e criatividade. O estudante João Daniel Labres Lima, 18 anos, aluno da 3ª série do ensino médio, falou do seu processo de criação. “Participar do projeto de artes inclusiva foi uma experiência muito especial para mim, porque pude mostrar um pouco de quem sou, através dos quadros que pintei. A arte de pintar me ajudou a expressar sentimentos que às vezes não consigo colocar em palavras e me fez sentir mais confiante e acolhido na escola. Com o projeto, aprendi a olhar a arte como um espaço de respeito às diferenças, de criatividade e de partilha, e me sinto feliz por fazer parte dessa construção com meus colegas”, frisou João Daniel.






