Como forma de promover e incentivar a leitura, a equipe da Escola Estadual Augusta Vaz dos Santos Teixeira, de Combinado, premiou seis estudantes com a proposta de valorizar os alunos que mais se destacaram na leitura. São eles, Abimael Andrade, Anna Vitória, Lara Dabielly, Maria Sophia, Paulo César e Akira Moreira. A ação integra o projeto “Biblioteca fonte de cultura: plantando leitores, colhendo cidadãos”, que foi desenvolvido pela equipe da biblioteca Alzira Bernardes Costa.
A estudante Larah, do 7º ano do ensino fundamental, leu 167 livros durante o ano e recebeu como prêmio um valor de R$ 500; o estudante Abimael, do 9º ano, leu 160 livros e recebeu R$ 400; Maria Sophia, do 7º ano, leu 131 livros e ganhou R$ 300; Paulo César, 8º ano, conseguir ler 90 livros e recebeu R$ 200; Akira, do 6º ano, leu 87 livros e ficou com R$ 100 e Ana Vitória, do 9º ano, leu 58 livros e recebeu o valor de R$ 50.
A premiação foi realizada no último dia 4, e o projeto está sendo desenvolvido pela equipe da biblioteca, Emerson Miranda e Valdivino Soares, em conjunto com os professores da área de Linguagens. O professor Emerson contou que atualmente a biblioteca tem um acervo em torno de 2.815 títulos e 6.312 exemplares.
A premiação simboliza o reconhecimento do esforço dos alunos e a valorização da leitura como instrumento de acesso à cultura, à criatividade e à formação cidadã.
A estudante Lara Danielly ressaltou as suas aprendizagens. “Com o projeto, eu aprendi a compreender melhor os textos, a interpretar histórias e a gostar mais de ler. Hoje, consigo me expressar melhor nas atividades em sala de aula”, frisou.
O aluno Abimael ressaltou o impacto da leitura no cotidiano. “Eu agradeço a escola que me incentivou a ler. O hábito da leitura me trouxe mais conhecimentos, habilidades e criatividade. Para mim, ler um livro é viajar o mundo e viver grandes aventuras sem sair de casa”, contou.
De acordo com a equipe gestora da escola, o projeto de leitura reforça o compromisso com a promoção da educação de qualidade e com o fortalecimento de práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo estudantil.
O professor Emerson conta sobre o que representou o projeto para a escola. “A cada atividade detectou-se como a leitura é capaz de abrir portas, ampliar horizontes e fortalecer vínculos entre alunos, professores e comunidade. A biblioteca deixou de ser apenas um espaço físico e se tornou um verdadeiro ponto de encontro com o conhecimento e com a imaginação. A iniciativa foi possível graças à parceria entre a biblioteca escolar e os professores de linguagem que, juntos, construíram uma proposta pedagógica centrada no desenvolvimento da leitura por meio da prática do reconto. Essa metodologia permitiu que os alunos aprimorassem suas habilidades de interpretação, leitura expressiva e vocalização, tornando-se leitores mais confiantes e críticos. O ponto alto do projeto foi a culminância no final do ano letivo, quando os melhores leitores foram homenageados, celebrando não apenas o desempenho, mas o encantamento e o compromisso com a leitura que cada um demonstrou ao longo do ano”, explicou Emerson.
A promoção da leitura e de produções de textos são ações do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE), responsável por trazer uma dinâmica que melhora do ensino e a aprendizagem, como foco na formação de estudantes mais preparados para a vida.






