A Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, localizada na cidade de Araguaína, promoveu uma solenidade especial para entregar a premiação aos estudantes que alcançaram medalhas e certificados, no decorrer do ano letivo. Entre os premiados estão as estudantes Layla Michele Silva Lopes, que conquistou medalha de prata na categoria regional, e Amanda Raquel Leal de Carvalho, que recebeu certificado de Menção Honrosa, na Olimpíada Nacional Feminina de Química. A estudante Layla também recebeu um certificado de Menção Honrosa pelo seu desempenho na olimpíada na classificação nacional.
Neste ano, a escola apresentou um bom desempenho na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef), com oito medalhas de ouro, 10 medalhas de prata e seis de bronze. E também entregou as premiações da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A unidade de ensino promove, a cada bimestre, um momento cívico, no qual realiza as premiações dos alunos destaques e promove a entrega das medalhas e certificados das competições científicas escolares externas, como forma de incentivar o conhecimento e valorizar o esforço dos alunos.
O professor Marcos Wilson Vicente de Assis, de Química, responsável por inscrever os estudantes nas olimpíadas e por incentivar a participação nas provas e atividades, falou da importância da premiação. “A conquista de medalhas em olimpíadas científicas de âmbito nacional constitui um marco relevante na formação acadêmica de cada estudante, evidenciando seu empenho, talento e compromisso com o conhecimento. Esses resultados também desempenham um papel importante na promoção da participação de grupos historicamente menos representados, como as mulheres, em áreas científicas tradicionalmente ocupadas por homens. Para a escola, tais conquistas representam motivo de honra e prestígio, reforçando a excelência de seu trabalho pedagógico, valorizando sua comunidade escolar”, explicou.
E sobre as aprendizagens, o professor Marcos ressaltou as habilidades e competências que são adquiridas pela experiência. “A participação dos estudantes em olimpíadas escolares possui grande importância para sua formação acadêmica e pessoal. Essas iniciativas estimulam o interesse pelas Ciências da Natureza, promovem o aprofundamento do conhecimento e fortalecem competências essenciais, como raciocínio lógico, investigação científica e resolução de problemas. Além disso, a possibilidade de conquistar uma medalha atua como incentivo adicional, motivando os estudantes a se dedicarem aos estudos e a explorarem novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento”, afirmou.
A estudante Layla Michele, 17 anos, da 2ª série do ensino médio, falou de sua conquista. “Essa premiação foi muito significativa para mim, pois abre portas e me faz pensar sobre o meu futuro. Eu já participei de outras competições como a Olimpíada Brasileira de Astronomia e recebi menção honrosa. Eu gosto de química e física, e trazer essa premiação para casa fez com que eu percebesse que todos os esforços do meu pai e de minha mãe por mim valeram a pena. Minha mãe sempre investiu no meu futuro e meu pai me ajudou quando tinha alguma dificuldade, então, esse prêmio também é para eles e para o professor Marcos, que tanto me incentivou”, explicou.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins






