sábado, 10 de janeiro de 2026.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Tocantins

Equipe da Sepot une-se às buscas de Bruno Karajá, desaparecido na Ilha do Bananal

Servidores têm auxiliado com a operação de drones, alimentação e articulação de atendimentos de saúde

Ascom por Ascom
02/02/2024
em Tocantins
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
CompartilharCompartilhar

A Secretaria de Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) uniu-se pessoalmente às buscas pelo menino indígena Bruno Karajá, de 11 anos, desaparecido desde o dia 21 de janeiro na Aldeia Macaúba, entre os municípios de Pium (TO) e Santa Terezinha (MT), na Ilha do Bananal. Desde o começo, a Pasta tem acompanhando o caso e o andamento das buscas, com a realização da interlocução e integração entre órgãos envolvidos na procura da criança.

Desde a semana passada, servidores da Sepot estão auxiliando nas buscas da criança com o auxílio de operacionalização de drone, mas a mobilização estende-se além das operações de busca. A Sepot também tem apoiado também a alimentação para as equipes e a articulação de atendimento de saúde aos familiares que encontram-se em sofrimento – enlutadas pelo não retorno da criança há 11 dias.

ARTIGOSRELACIONADOS

Curso de Psicologia será ofertado no Câmpus Palmas da Unitins (Crédito foto: Giulia Moreira/Governo do Tocantins)

Governador Wanderlei Barbosa anuncia novos cursos de Medicina e Psicologia para o Tocantins

10/01/2026
O secretário da Administração, Paulo Cesar Benfica Filho, participou da abertura da atividade e reforçou a importância do compromisso dos servidores na realização desta etapa das avaliações - Foto: Angélica Lima/Governo do Tocantins

Secad capacita equipes de gestão de pessoas do Executivo Estadual sobre a Aped 2025

10/01/2026

“Nós sabemos que é um momento muito difícil para a comunidade, mas estou certa que todas as instituições estão empenhadas em fazer todos os esforços para continuar as buscas, respeitando a cultura tradicional. O trabalho que fizemos aqui é piloto. E nós estamos mantendo a esperança”, disse a secretária da Sepot, Narubia Werreria, que também se juntou à mobilização, em Macaúba.

Com cerca de 50 pessoas envolvidas nas buscas, entre indígenas, representantes de órgãos de proteção aos povos indígenas e forças de segurança, as operações acontecem por terra, água e ar. Drones termais, barcos, cães farejadores e aeronaves são alguns dos recursos utilizados para localizar Bruno. A comunidade local e as equipes permanecem unidas na esperança de encontrar o menino são e salvo.

Respeito à cultura

Ao longo de mais de 10 dias, as equipes de busca e apoio se envolveram, também, na cultura local. Ainda na primeira semana do desaparecimento houve o falecimento de uma pessoa da aldeia, o que intensificou o sofrimento da comunidade e trouxe um novo elemento para as equipes que se viram envolvidas em torno das crenças Iny sobre a morte e os espíritos, o que vem sendo compreendido e respeitado em todo o processo.

Com boa parte da equipe de busca composta por moradores locais, que se embrenharam na mata num trabalho conjunto, coordenado pelos bombeiros, a mobilização foi intensificada, bem como cresceu a necessidade de suprimento às necessidades alimentares das equipes. Ao longo dos dias, juntaram-se às buscas agentes da polícia; cães farejadores; técnicos da Sepot e do Naturatins; médico, enfermeiros e psicólogos da saúde indígena do Tocantins e Mato Grosso.

Para dar suporte às equipes, a secretária Narubia Werreria encaminhou alimentos à Aldeia Macaúba, para atender aqueles que deixaram suas atividades do dia a dia para se juntar às buscas.

Apoio

A Sepot tem mantido articulação com caciques, com a Fundação dos Povos Indígenas (Funai), o Distrito Sanitário Indígena (Dsei),  a Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai de Santa Terezinha (MT), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/TO), o Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins (CIOPAER/TO), a Secretaria da Segurança Pública (SSP/TO) e a Polícia Militar (PM).

Fonte: Ascom
Via: Elâine Jardim e Rísia S. Lima/Sepot - Governo do Tocantins
Anterior

Iniciativa do vereador Sírio Cabelereiro homenageia Jardel Lira

Próximo

Exposição ‘Festividade em Cores’ segue aberta para visitação na Galeria Aman

Próximo

Exposição 'Festividade em Cores' segue aberta para visitação na Galeria Aman

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Agricultura e Pecuária

Sorgo do Tocantins passa a integrar nova lista do PGPAF com bônus para financiamentos do Pronaf

10/01/2026
Agricultura e Pecuária

Coapa divulga XVI Jornada Tecnológica de Pedro Afonso marcada para 22 de janeiro

10/01/2026
Economia

Livre comércio: como se darão negociações após acordo UE-Mercosul

10/01/2026
Economia

Acordo com UE deve impulsionar investimentos no Mercosul, diz Alckmin

10/01/2026
Economia

Haddad diz que acordo Mercosul-UE abre “nova avenida de cooperação”

10/01/2026

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Educação

Professora da UFT lança livro infantil inspirado em memórias afetivas

10/01/2026
Educação

Rede municipal de ensino de Palmas abre matrículas para alunos novatos a partir de segunda-feira, 12

10/01/2026
Educação

UFT divulga resultado provisório das bancas de heteroidentificação do PS EXATO 2026/1

10/01/2026
Segurança

Polícia Militar cumpre mandado de prisão de suspeito foragido da justiça do DF condenado a 33 anos de prisão

10/01/2026
Segurança

Comandante-Geral da PMTO acompanha participação do Batalhão FC na Copinha 2026, em São Paulo

10/01/2026
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Professora da UFT lança livro infantil inspirado em memórias afetivas
  • Rede municipal de ensino de Palmas abre matrículas para alunos novatos a partir de segunda-feira, 12
  • UFT divulga resultado provisório das bancas de heteroidentificação do PS EXATO 2026/1

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Foto: Divulgação

Professora da UFT lança livro infantil inspirado em memórias afetivas

10/01/2026

Rede municipal de ensino de Palmas abre matrículas para alunos novatos a partir de segunda-feira, 12

10/01/2026
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.