terça-feira, 23 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Envenenamento no Piauí: vítima volta a ser internada em UTI; IML investiga

Equipe médica trabalha em parceria com o Instituto de Medicina Legal (IML) para investigar o motivo da internação de Maria Jocilene, que ocorreu 20 dias após sua alta hospitalar

CNN por CNN
24/01/2025
em Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Família morreu no Piauí após comer baião-de-dois envenenado • Reprodução

Família morreu no Piauí após comer baião-de-dois envenenado • Reprodução

CompartilharCompartilhar

Uma das vítimas de envenenamento no Piauí, Maria Jocilene da Silva foi novamente hospitalizada na quarta-feira (22) e encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, litoral do estado. Nesta quinta-feira (23), a unidade de saúde informou à imprensa que a equipe médica trabalha em parceria com o Instituto de Medicina Legal (IML) para investigar a causa da internação de Maria, que ocorreu 20 dias após alta hospitalar.

Maria Jocilene é uma das nove pessoas que consumiram baião-de-dois (prato típico da região, feito com arroz e feijão) envenenado com uma substância tóxica similar ao “chumbinho”, em Parnaíba, no dia 1º de janeiro. Em nota, o hospital informou que a paciente está sob cuidados médicos intensivos e, embora seu quadro seja estável, ainda requer atenção.

ARTIGOSRELACIONADOS

Polícia Federal

Governo autoriza nomeação de 192 aprovados em concurso da PF

22/12/2025
Reprodução/ Getty Images/ Olena Malik

Helena, Ravi e Miguel? confira nomes mais registrados no país em 2025

22/12/2025

A mulher havia recebido alta no dia seguinte ao caso, mas na última quarta-feira (22), enquanto visitava o local onde ocorreu o crime, passou mal e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A informação foi confirmada à CNN pela Coordenação do SAMU-PI também nesta quinta-feira (23).

Vítimas fatais

Morreu na noite da última terça-feira (21) Maria Gabriela da Silva, de 4 anos, que estava internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na capital do Piauí, desde o dia 3 de janeiro. Ela foi transferida para a unidade de saúde após todos os membros de sua família consumirem o baião-de-dois envenenado.

Maria Gabriela foi a quinta vítima a morrer por complicações do envenenamento coletivo. Segundo a unidade de saúde, a menina passou mais de 20 dias internada na UTI pediátrica do HUT.Play Video

Além de Maria Gabriela (4 anos, filha de Francisca), o envenenamento matou também Manoel da Silva (18 anos, enteado de Francisco e irmão de Francisca), Igno Davi da Silva (1 ano e 8 meses, filho de Francisca), Maria Lauane (3 anos, filha de Francisca) e Francisca Maria (32 anos, enteada de Francisco e irmã de Manoel).

Padrasto é suspeito

Francisco de Assis Pereira da Costa, de 53 anos, foi preso no dia 8 de janeiro em Parnaíba sob a suspeita de ser o responsável pelo envenenamento que matou cinco pessoas da própria família. A prisão preventiva foi decretada após a polícia apontar contradições nas versões dos depoimentos do suspeito e enxergar evidências de desprezo por parte dele em relação às vítimas.

Francisco vivia com a companheira, Maria dos Aflitos, e com os filhos dela, sendo que seis dos oito filhos de Maria residiam na casa onde ocorreu o crime. Segundo o delegado Abimael Silva, responsável pela investigação do caso, a casa onde ocorreu o crime é pequena e abrigava 11 pessoas, o que dificultava a convivência. O envenenamento ocorreu durante o almoço de 1º de janeiro, quando todos consumiram baião de dois contaminado com terbufós.

Após ingestão do prato, Francisco e oito pessoas da família foram levados a uma unidade de saúde da região. Inicialmente, suspeitou-se de que o envenenamento tivesse sido causado por peixes doados à família, mas exames descartaram a possibilidade. O laudo pericial confirmou que o veneno estava exclusivamente no baião-de-dois.

A polícia concluiu que Francisco seria possivelmente o responsável pelo crime, com base em contradições em seus depoimentos e um histórico de hostilidade, especialmente em relação à enteada Francisca Maria. Em seus depoimentos, ele demonstrou desprezo pelas vítimas, chegando a chamar os filhos de Francisca de “primatas” e fazer comentários depreciativos sobre a enteada.

Segundo a Polícia Civil, Francisco de Assis Pereira da Costa é, até o momento, o principal suspeito do crime. No entanto, o delegado Abimael Silva reforçou que a investigação continua em andamento, com um prazo de 30 dias para a conclusão do inquérito policial, podendo ser prorrogado – mesmo prazo da prisão temporária de Francisco.

Anterior

Polícia holandesa muda laudo para causa da morte de brasileira

Próximo

Previsão do tempo: frente fria muda o tempo no Sul do país

Próximo
Chuvas no estado de São Paulo. Imagem de arquivo • Adriana Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo

Previsão do tempo: frente fria muda o tempo no Sul do país

LEIA TAMBÉM

Palmas

Coleta de lixo doméstico não será realizada nos dias de Natal e Ano Novo em Palmas

22/12/2025
Palmas

Atendimentos nas UPAs crescem 30% e Atenção Especializada avança com mais serviços e redução de filas em Palmas

22/12/2025
Saúde

Cardiologista aponta piores alimentos para quem tem pressão alta

22/12/2025
Segurança

PMTO prende homem por embriaguez ao volante após sinistro de trânsito em Lagoa da Confusão

22/12/2025
Segurança

PM prende homem por violência doméstica e apreende armas em Pedro Afonso

22/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Detran/TO alerta proprietários sobre prazo para transferências de veículos, que termina na terça-feira, 30

22/12/2025
Tocantins

Agentes de trânsito do Detran/TO apreendem motocicleta roubada, com placa adulterada, conduzida por motorista não habilitado

22/12/2025
Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova estrutura do posto fiscal de Aguiarnópolis e homenageia vítimas do desabamento da Ponte JK

22/12/2025
Tocantins

Governo do Tocantins implanta serviço de aférese terapêutica no estado

22/12/2025
Palmas

Eduardo Siqueira Campos é o 9º prefeito de Capital mais bem avaliado do País, aponta AtlasIntel

22/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Detran/TO alerta proprietários sobre prazo para transferências de veículos, que termina na terça-feira, 30
  • Agentes de trânsito do Detran/TO apreendem motocicleta roubada, com placa adulterada, conduzida por motorista não habilitado
  • Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova estrutura do posto fiscal de Aguiarnópolis e homenageia vítimas do desabamento da Ponte JK

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Processos em andamento devem ser concluídos a fim de evitarem a cobrança antecipada do IPVA do exercício de 2026 - Foto: Félix Carneiro/Governo do Tocantins

Detran/TO alerta proprietários sobre prazo para transferências de veículos, que termina na terça-feira, 30

22/12/2025

Agentes de trânsito do Detran/TO apreendem motocicleta roubada, com placa adulterada, conduzida por motorista não habilitado

22/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.