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Entenda como Chay Suede e uma feijoada gourmet viraram questão de vestibular da Unicamp

Post polêmico de 2022 mostrava feijoada gourmet, produzida com técnicas de cozinha molecular. Prova relacionou prato a conceitos ligados a gosto, distinção social e estilos de vida.

G1 por G1
28/10/2025
em Educação
Tempo de leitura: 7 minutos
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Chay Suede postou feijoada polêmica em 2022 — Foto: Reprodução

Chay Suede postou feijoada polêmica em 2022 — Foto: Reprodução

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Uma foto publicada por Chay Suede em 2022 voltou a ganhar destaque neste fim de semana – desta vez, não nas redes sociais, mas na 1ª fase do Vestibular da Unicamp 2026.

O story, que mostrava o registro de uma “feijoadinha deliciosa”, como definiu o ator na época, virou tema de uma questão de sociologia na prova aplicada no último domingo (26).

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Feijoada de rico?

🍽️ A publicação mostrava uma versão “gourmet” da tradicional feijoada brasileira, elaborada pela chef Helena Rizzo com técnicas da gastronomia molecular. No lugar de carne de porco, feijão e muita farofa, o prato trazia esferas de caldo de feijão preto, couve e pedaços de laranja.

Como a feijoada do Chay virou questão da Unicamp?

A questão da Unicamp usou o episódio para discutir conceitos ligados a gosto, distinção social e estilos de vida, como explicou a professora de humanidades Mariana Moro, durante resolução comentada transmitida pelo g1 Campinas logo após a prova (assista ao vídeo acima).

“Uma questão que traz pra gente duas sensações brasileiras, a feijoada e o Chay Suede”, brincou.

“Quando a gente faz a análise, fica explícito pra gente que ele está trabalhando a questão de cultura e a questão de classe e, também, uma questão de estética. Por isso, na nossa banca de correção, a gente considerou, inclusive, essa questão como interdisciplinar de filosofia e sociologia”.

Confira a questão e as alternativas na íntegra:

Texto 1 – A imagem acima reproduz uma postagem feita pelo ator Chay Suede sobre uma feijoada que havia consumido em um restaurante de luxo. As reações na rede social do ator incluíram comentários como “se isso é feijoada de rico, eu prefiro morrer pobre”.

Texto 2 – A forma como as pessoas vivenciam as diferentes classes deve gerar as probabilidades dessas pessoas terem certos gostos, certos estilos de vida. No caso das classes altas, essa lógica é a do desinteresse ou da não-necessidade. Uma vez afastada de toda a urgência da vida pela sobrevivência e pela reprodução, os sujeitos das classes altas possuem uma relação de distanciamento com o mundo. Esse distanciamento transforma o senso de distinção em senso estético nessa classe. O senso estético é a noção de que o belo se dá pela forma, e não pela função,

A partir dos textos, é correto afirmar que a polêmica associada à postagem:

  • a) demonstra que a formação do gosto está mais relacionada a juízos pessoais, pois as práticas alimentares são guiadas por necessidades de sobrevivência e não produzem distinção social.
  • b) representa uma aproximação social das classes altas em relação às populares, pois reduz a distância simbólica entre o universo do luxo e o popular, limitando o alcance da distinção social.
  • c) demonstra que o gosto está mais relacionado a experiências de classe e menos a juízos pessoais, pois simboliza o gosto das classes altas pelo belo e um senso estético formado pela necessidade.
  • d) Representa uma prática de distinção social das classes altas em relação às populares, pois simboliza um senso estético que valoriza a forma e aquilo que não é necessário, em vez da função.

Outros temas da prova da Unicamp

A primeira fase do vestibular também abordou:

  • Estilista Zuzu Angel e como ela usava a moda como protesto na ditadura militar
  • Studio Ghibli, direito autoral e inteligência artificial
  • Conflitos no Oriente Médio
  • Escalas e cálculo de área de figuras geométricas
  • Função cúbica
  • Mudanças climáticas e o papel da química na remoção de CO₂ na atmosfera
  • Eficiência energética, o combustível de aviação e o aquecimento global
  • Canção “Alvorada”, do Cartola
  • Preconceito linguístico
  • Produção de patentes
  • Tarifaço do Trump
  • Evolução
  • Genética
  • Ampliação da plataforma continental na costa do litoral
  • Cálculo de percentagem usando o conclave que elegeu o papa como contexto
  • Cálculos sobre baterias e ambientes refrigerados
  • Nacionalidade e cidadania baseada no local de nascimento ou princípio sanguíneo
  • Rousseau e o contrato social
  • Tráfico de escravizados em Buenos Aires e Rio de Janeiro
  • Organização Mundial da Saúde e a definição de gênero
  • Noção de gosto com uma foto de uma feijoada gourmet postada pelo Chay Suede
  • Krenak e a relação entre a natureza e os humanos
  • Zonas climáticas da África
  • Incels e a questão da masculinidade na vida adulta
  • Defesa da liberdade acadêmica em Harvard no contexto da pressão do governo Trump

‘Tom provocativo e contemporâneo’

Victória da Cunha, de 29 anos, quer cursar administração no campus de Limeira (SP). Ela já chegou a ingressar na Unicamp logo após o ensino médio, mas acabou mudando de caminho. Segundo ela, com o tempo vem mais maturidade para escolher uma profissão e, por isso, decidiu retomar o sonho de estudar na universidade para valorizar a carreira.

Victória disse ter gostado da prova, destacando que “a Unicamp tem muito tom provocativo contemporâneo” e que questões com temas atuais, como inteligência artificial e até memes, aproximam o conteúdo dos jovens. Para ela, o maior desafio continua sendo a parte de exatas.

Literatura

Candidatos também relataram que a prova abordou o livro “A Vida Não É Útil”, de Ailton Krenak. A obra está na lista de indicações para a prova deste ano – confira a relação abaixo:

  • Prosas seguidas de odes mínimas (José Paulo Paes)
  • Olhos d’água (Conceição Evaristo)
  • A vida não é útil (Ailton Krenak)
  • Casa Velha (Machado de Assis)
  • Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá (Lima Barreto)
  • No seu pescoço (Chimamanda Ngozi Adichie)
  • Morangos mofados – Contos escolhidos (Caio Fernando Abreu)
  • Canções escolhidas (Cartola)
  • Alice no país das maravilhas (Lewis Carroll)

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A 1ª fase

O exame deste domingo (26) começou às 9h e tem duração de cinco horas. No total, 61.698 candidatos participam do exame.

A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira:

  • 12 questões de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa
  • 12 questões de matemática
  • 7 questões de história
  • 7 questões de geografia
  • 3 questões de filosofia
  • 3 questões de sociologia
  • 7 questões de física
  • 7 questões de química
  • 7 questões de biologia
  • 7 questões de inglês

Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.

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