Cada vez mais o mercado de trabalho vem se renovando e, com isso, é comum que as pessoas procurem novos meios de buscar uma profissão para construírem no futuro uma carreira sólida.
Uma alternativa viável são os cursos tecnólogos, que apresentam vantagens significantes e que vêm em uma crescente significativa de 86% de matrículas em 11 anos, segundo o último Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação.
Mas, afinal, quais são as verdadeiras vantagens de se matricular em um curso tecnólogo?Play Video
Alta taxa de empregabilidade
Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que a taxa dos tecnólogos formados e empregados é maior que 90% e o formado possui grande chances de conseguir essa colocação na própria área de formação.
E se engana quem pensa que esses cursos servem apenas para quem está de olho no emprego, muitas pessoas recorrem a eles como um meio de se qualificar ainda mais como profissional.
Tempo de duração mais curto
A agilidade de formação é um ponto muito atrativo nesses cursos, enquanto uma graduação pode durar de 4 a 6 anos, os cursos tecnólogos têm uma duração de até 3 anos. Isso é uma grande vantagem tanto para quem tem urgência de encontrar um emprego, quanto para o mercado de trabalho que tem cada vez mais demandas.
Baixo investimento e retorno mais rápido
O investimento é bem mais baixo que o de uma graduação comum, e o retorno é mais rápido por existir uma demanda alta do mercado de trabalho.
Contam como curso superior
Essa é uma dúvida comum, mas pode se tranquilizar: os cursos tecnólogos contam como uma graduação, e os diplomas são aceitos em concursos públicos e pós-graduações.
Diversidade de cursos disponíveis
Existe uma diversidade de áreas de atuação, justamente para atender a alta demanda do setor produtivo. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos são distribuídos no seguintes setores:
Turismo, Hospitalidade e Lazer.
Ambiente e Saúde;
Controle e Processos Industriais;
Desenvolvimento Educacional e Social;
Gestão e Negócios;
Informação e Comunicação;
Infraestrutura;
Militar;
Produção Alimentícia;
Produção Cultural e design;
Produção Industrial;
Recursos Naturais;
Segurança;