A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é avaliada conforme cinco competências, estabelecidas na Matriz de Referência, documento que orienta os corretores quanto aos parâmetros que devem verificar no texto de cada candidato.
Por isso, é primordial que o aluno bem-preparado saiba exatamente o que é cobrado, para identificar o domínio das competências no próprio texto e aumentar as chances de alcançar uma boa pontuação.
- 📆 O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro, sendo a redação parte do primeiro dia de exame, em que os participantes também encaram 90 questões objetivas de Linguagens e Ciências Humanas.
Cada competência reúne aspectos específicos e recebe nota entre 0 e 200 pontos – que, somados, resultam na nota máxima de 1.000 pontos. São elas:
- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Os corretores utilizam níveis de desempenho (de 0 a 5) que descrevem o grau de atendimento aos critérios. Um texto que demonstra domínio pleno da competência, com inadequações raras, atinge o nível máximo de 200 pontos. Enquanto isso, a redação com falhas pontuais é classificada em níveis intermediários. Já aquela com desvios graves recebe notas muito baixas ou até zero na competência.
➡️ Como funciona a atribuição de notas? O texto passa pelo crivo de dois avaliadores, e a nota final do participante é a média aritmética das duas notas atribuídas.
As cinco competências não são avaliadas de forma isolada. Deve haver coerência entre elas, o que garante a unidade do texto. Os aspectos exigidos estão interligados e se articulam para formar uma redação coesa e convincente. Assim, o corretor consegue perceber se o candidato domina o gênero dissertativo-argumentativo de forma global.
Competência 1
A primeira competência avaliada é o domínio da norma formal escrita da língua portuguesa. Ou seja, se o candidato sabe usar corretamente a gramática.
Desvios da norma padrão, quando frequentes, comprometem a nota nessa competência. A presença de registro informal, marcas de oralidade ou gírias também prejudica a pontuação.
🚨 Atenção: escrita formal não é sinônimo de usar termos difíceis para impressionar o corretor. Se não tiver segurança sobre o significado de uma palavra que soa bonita, evite usá-la na redação.
Conforme a Cartilha de Redação do Enem, são considerados desvios:
- convenções da escrita — acentuação, ortografia, uso de hífen, emprego de letras maiúsculas e minúsculas e separação silábica (translineação);
- gramaticais — regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal, tempos e modos verbais, pontuação, paralelismos sintático, morfológico e semântico, emprego de pronomes e crase;
- escolha de registro — adequação à modalidade escrita formal, isto é, ausência de uso de registro informal e/ou de marcas de oralidade;
- escolha vocabular — emprego de vocabulário preciso, o que significa que as palavras selecionadas são usadas em seu sentido correto e são apropriadas ao contexto em que aparecem.
Veja como a nota da competência 1 é composta:
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Competência 1 da redação do Enem 2022. — Foto: g1
Competência 2
Para “gabaritar” a segunda competência, é preciso estar familiarizado com o formato de texto dissertativo-argumentativo pedido na prova. Segundo a cartilha, o candidato “deve evitar elaborar um texto de caráter apenas expositivo, devendo assumir claramente um ponto de vista”.
Esse tipo textual tem dupla natureza: argumentativo porque defende uma opinião, e dissertativo porque utiliza explicações para justificá-la. Para isso, a estrutura esperada inclui introdução, desenvolvimento e conclusão.
Além da adequação ao gênero textual, o respeito ao tema apresentado na proposta de redação também é fundamental e é avaliado na competência 2. Há dois cenários em que os prejuízos podem ser grandes: fuga total ao tema (quando nem o assunto mais amplo nem o tema específico proposto são desenvolvidos) e fuga parcial ou tangenciamento ao tema (quando o texto aborda só parcialmente, de forma ampla, o assunto a que o tema está vinculado).
🚨 No primeiro caso, a redação recebe nota zero. Se há tangenciamento, a prova não é zerada, mas a perda de pontos pode ser significativa, já que afeta várias competências – afinal, o candidato não respondeu ao recorte proposto pela frase-tema.
A competência 2 também avalia a presença de repertório sociocultural: uma informação, um fato, uma citação ou uma experiência vivida que, de alguma forma, esteja relacionada ao tema e contribua como argumento para a discussão proposta. Nesse ponto, a cartilha também alerta para o uso de “repertório de bolso” (entenda por que isso é problemático).
Veja como a nota da competência 2 é composta:
Competência 2 da redação do Enem 2022. — Foto: g1
Competência 3
A terceira competência da redação avalia a capacidade do participante de selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender seu ponto de vista acerca da situação-problema do tema proposto. Ou seja, como o aluno vai argumentar, com base em dados e informações, para reforçar sua opinião na redação.
A argumentação sustenta e justifica a tese apresentada na introdução do texto. Quando é superficial ou genérica, a redação perde força e clareza.
Por isso, a nota é bastante prejudicada quando a argumentação é construída com frases vagas, exemplos irrelevantes, informações soltas, repetitivas ou contraditórias. Uma boa argumentação exige clareza, consistência e lógica, além de exemplos, dados ou alusões pertinentes (o tal repertório sociocultural), que reforcem a tese.
Se as referências apresentadas não tiverem relação direta com o tema, a nota será reduzida.
Para ir bem nesta competência, o aluno deve construir repertório cotidianamente, sempre refletindo sobre como poderia aplicar os conhecimentos de diferentes áreas em temas de redação.
Competência 4
A competência 4 vai avaliar a coesão do texto, que garante a unidade textual.
O desempenho é insuficiente nessa competência quando o texto não estabelece ligações claras entre as ideias, o que pode ocorrer pelo uso incorreto de conectivos, repetições desnecessárias ou falta de continuidade entre os parágrafos.
Os avaliadores vão considerar as conexões entre as partes do texto. Ou seja, as ligações entre as palavras na frase, entre as frases no parágrafo e, especialmente, entre os parágrafos na progressão do texto.
Além disso, para garantir uniformidade na correção, há um critério que exige que pelo menos dois parágrafos se iniciem com o que é chamado de operador argumentativo, um tipo de recurso de coesão.
É um termo que estabelece uma relação lógica entre o parágrafo que se inicia e o parágrafo anterior – e marca relações de semelhança, oposição, causa ou conclusão (assim como, porém, por isso, portanto etc.). Preposições, conjunções e advérbios também ajudam no encadeamento de ideias.
🚨 A variedade também será observada. “Na produção da sua redação, você deve utilizar variados recursos linguísticos que garantam as relações de continuidade essenciais à elaboração de um texto coeso”, esclarece a cartilha.
O documento recomenda que seja evitado:
- ausência de articulação entre orações, frases e parágrafos;
- ausência de paragrafação (texto elaborado em um único parágrafo);
- emprego de conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão da mensagem;
- repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo, sinônimo).
Veja como a nota da competência 4 é constituída:
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Competência 4 da redação do Enem 2022. — Foto: g1
Competência 5
A quinta e última competência cobrada na redação do Enem é a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Em outras palavras, uma iniciativa que enfrente ou resolva a questão. Apresentada na conclusão da redação, a proposta deve ser concreta, específica e coerente com a argumentação desenvolvida ao longo do texto, apresentando cinco elementos fundamentais:
- A ação: o que é possível apresentar como solução para o problema;
- O agente: quem deve executá-la;
- A maneira: como viabilizar essa solução;
- O resultado: qual efeito ela pode alcançar;
- Detalhamento de um dos elementos anteriores: que outra informação pode ser acrescentada para detalhar a proposta.
A nota será severamente prejudicada em caso de ausência de proposta de intervenção ou apresentação de propostas vagas, genéricas ou incompatíveis com o tema.
Além disso, é fundamental que a proposta seja feita respeitando os direitos humanos. Isto é, a proposta de intervenção não pode, por exemplo, atentar contra a integridade física ou sugerir linchamento. A redação que não seguir essa orientação será zerada na competência 5, perdendo os 200 pontos possíveis.
Confira como a nota da competência 5 é composta:
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Competência 5 da redação do Enem 2022. — Foto: g1