Termina nesta sexta-feira (11) o período de inscrições do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL 2025).
Conforme edital, o responsável pedagógico deve inscrever os participantes por meio do Sistema PPL. O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado ou de tratamento por nome social. Durante esse período, também é possível transferir ou excluir os inscritos.
As provas serão aplicadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) nos dias 23 e 24 de setembro.
Realizado pelo Inep desde 2002, o Encceja é uma oportunidade para obter a certificação do ensino fundamental e médio. A participação é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.