Conforme determinação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), as inscrições para o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica) foram prorrogadas e seguem abertas até o dia 30 de julho. A nova data também vale para as solicitações de de tratamento por nome social e atendimento especializado.
O participante que necessitar de atendimento especializado deverá, no ato da inscrição no Sistema Enamed, informar a condição que motiva a solicitação: baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, TEA (Transtorno do Espectro Autista), discalculia, diabetes, gestante, lactante, idoso e/ou outra condição específica.
Recursos de acessibilidade disponíveis para a aplicação da prova:
- Prova em Braille
- Tradutor-intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais)
- Prova com letra ampliada
- Prova com letra superampliada
- Guia-intérprete
- Auxílio para leitura
- Auxílio para transcrição – profissional capacitado para transcrever as respostas da prova;
- Leitura labial
- Tempo adicional de 60 minutos
- Calculadora
- Sala de fácil acesso
- Apoio para pernas e pés
- Mesa para cadeira de rodas
- Mesa e cadeira sem braços
Como comprovar
É necessário, no ato da inscrição, inserir documento legível que tenha: nome completo do participante, diagnóstico e/ou o código correspondente à CID10 (Classificação Internacional de Doença) e assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro no CRM ou em órgão competente. O participante com Transtorno do Espectro Autista poderá anexar a frente e o verso da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista).