O MEC (Ministério da Educação) lançou, nesta quarta-feira (23), o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica). A prova vai avaliar os cursos de medicina no Brasil. Os resultados também poderão ser usados por quem deseja tentar uma vaga na residência médica.
A nova avaliação vai utilizar a matriz de referência e instrumentos de avaliação teórica desenvolvida pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A prova será anual. É previsto que a primeira edição seja realizada ainda em 2025 em 200 municípios.
Ao todo, serão 100 questões de múltipla escolha que vão englobar assuntos das seguintes áreas:
- Clínica médica
- Cirurgia geral
- Pediatria
- Medicina da família e comunidade
- Ginecologia e obstetrícia
- Saúde mental
- Saúde coletiva
Público-alvo
Segundo o MEC, o Enamed terá como foco:
- Estudantes de medicina inscritos no Enade, que indicarão seu interesse em utilizar a nota da prova no processo seletivo do Enare (Exame Nacional de Residência);
- Médicos interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica de acesso direto do Enare, inscritos no Enamed, no período a ser estabelecido em edital.
Inscrições
O MEC prevê que as inscrições para o Enamed sejam abertas em julho. Já as provas estão previstas para outubro. A divulgação dos resultados será em dezembro.
Ainda de acordo com a pasta, cerca de 42 mil pessoas, entre estudantes e médicos já formados que desejam tentar vagas por meio do Enare, devem fazer a primeira edição da avaliação.
Segunda etapa
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, uma segunda etapa do Enamed ainda deve ser criada. Nessa fase, serão avaliados os estudantes que estão no meio do curso de medicina. Não há data para que ela seja implementada.