O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abre nesta segunda-feira (7) as inscrições para o Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica). Lançada em abril, a prova tem o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes de Medicina.
Conforme o edital, as inscrições ficarão abertas até 18 de julho e deverão ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed. Quem precisar de atendimento especializado poderá solicitá-lo durante a inscrição, assim como o uso de nome social.Play Video
Os concluintes de Medicina que não pretendem usar a nota do Enamed no Enare (Exame Nacional de Residência) estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. Já os candidatos que pretendem usar os resultados deverão ficar atento às regras do edital da Ebserh, incluindo eventuais taxas ou pedidos de isenção.
Provas
As provas vão ser aplicadas no dia 19 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. Ao todo, serão 100 questões objetivas, de múltipla escolha.
A realização do Enamed é obrigatória para os concluintes da graduação nos cursos de Medicina que estão inscritos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), e opcional para os demais interessados em utilizar os resultados nos processos seletivos das especialidades médicas de acesso direto do Enare.
Os interessados em utilizar a nota do Enamed no Enare deverão indicar a opção durante a inscrição. O resultado poderá ser usado apenas em especialidades de acesso direto e por até três anos após a realização do exame. O resultado está previsto para ser divulgado em 5 de dezembro.
Cronograma do Enamed 2025:
- Inscrições: 7 a 18 de julho
- Solicitações de nome social e atendimento especializado: 7 a 18 de julho
- Resultados dos pedidos de atendimento especializado: 28 de julho
- Recursos sobre atendimento especializado: 28 de julho a 1º de agosto
- Aplicação da prova: 19 de outubro
- Gabarito preliminar: 22 de outubro
- Recursos sobre o gabarito: 22 a 27 de outubro
- Divulgação do gabarito definitivo e resultado: 5 de dezembro