Voltado para cursos de licenciatura, o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) das Licenciaturas tem como proposta avaliar de forma integrada os conhecimentos, as competências e as habilidades adquiridas pelos estudantes ao longo da graduação, tanto na dimensão teórica quanto na prática pedagógica.
A iniciativa, coordenada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), combina dois eixos de avaliação: a dimensão teórica, por meio da PND (Prova Nacional Docente), cujas inscrições terminam nesta quarta-feira (30), e a dimensão prática, realizada durante o estágio supervisionado nas escolas de educação básica.
Exame teórico: conhecimentos e competências em foco
A etapa teórica do Enade, executada por meio da PND, busca medir o domínio dos conteúdos curriculares específicos de cada licenciatura, bem como a capacidade de adaptação a novos saberes e o entendimento de temas transversais à formação docente.
A prova, prevista para o dia 26 de outubro, terá cinco horas e meia de duração e será composta por 30 questões objetivas e uma discursiva na parte de formação geral, além de 50 questões objetivas no componente específico.
A produção textual avaliará não apenas o domínio do conteúdo, mas também aspectos estruturais como argumentação, organização das ideias e correção linguística.
Etapa prática: aplicação dos saberes em sala de aula
Já a avaliação prática busca compreender como o estudante aplica os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação no contexto real da escola. Essa etapa é desenvolvida a partir das atividades realizadas durante o estágio supervisionado, com ênfase na regência de classe.
Para garantir uma análise abrangente sobre a atuação do licenciando, três instrumentos distintos são utilizados: um questionário respondido pelo próprio estudante, outro pelo orientador de estágio da instituição de ensino superior e um terceiro pelo supervisor responsável na escola.
O preenchimento desses instrumentos de avaliação ocorre entre os meses de agosto e dezembro, com prazos específicos para cada público envolvido. Essa etapa é obrigatória para todos os estudantes habilitados e sua conclusão é essencial para a regularidade no Enade.
Cronograma – Enade das Licenciaturas
- Inscrição na PND: até 30 de julho
- Data da prova teórica (PND): 26 de outubro
- Questionário prático do estudante: 4 de agosto a 28 de novembro
- Instrumento prático do supervisor: 11 de agosto a 5 de dezembro
- Questionário prático do orientador: 11 de agosto a 12 de dezembro