sexta-feira, 19 de dezembro de 2025.
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade
  • Vídeos
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Palmas
    • Política
    • Saúde
    • Segurança
    • Tocantins
  • Quem Somos
  • Contato
PORTAL LJ
Sem resultados
Ver todos resultados
PORTAL LJ
Home Brasil

Em votação, Anvisa decide manter proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil

Resolução inclui a proibição da fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e a propaganda

CNN por CNN
20/04/2024
em Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos
A A
Cigarro eletrônico Wikimedia Commons / Vaping360

Cigarro eletrônico Wikimedia Commons / Vaping360

CompartilharCompartilhar

O colegiado de autoridades da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) votou para a aprovação da resolução que proíbe os cigarros eletrônicos, durante votação na tarde desta sexta-feira (19).

Dos cinco membros, todos votaram pela proibição: o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, as diretoras Danitza Passamai Buvinich e Meiruze Souza Freitas, e os diretores Daniel Pereira e Rômison Rodrigues Mota.

ARTIGOSRELACIONADOS

Vai trabalhar na escala de Natal ou de Ano-Novo? Saiba seus direitos

19/12/2025
Rodovias federais têm 118 pontos com mais riscos de acidentes no fim de ano — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Rodovias federais têm 118 pontos com mais riscos de acidentes no fim de ano

19/12/2025

A resolução em votação na agência inclui a proibição da fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, como pods e vapes.

Entre as razões apresentadas pelos diretores, a popularidade dos produtos entre jovens e a carência de estudos científicos sobre os efeitos do uso, foram as mais citadas.

Em seu voto, Barra Torres também citou o uso dos DEFs (cigarros eletrônicos) frequentemente colocado como alternativa menos prejudicial ao cigarro comum.

“Os cigarros eletrônicos são, frequentemente, promovidos como uma alternativa menos prejudicial aos cigarros convencionais. No entanto, até a data, não foi comprovada que a comercialização de cigarros eletrônicos como produtos de consumo tenha trazido um benefício para a saúde pública. Em vez disso, estão a aumentar as evidências alarmantes sobre seus efeitos adversos na saúde da população”, explicou o diretor.

Barras Torres completou o voto: “São necessárias medidas urgentes para prevenir a utilização de cigarros eletrônicos e combater a dependência da nicotina, juntamente a uma abordagem abrangente ao controle do tabaco e à luz das circunstâncias nacionais.”

Nota da Abifumo

Em reação à proibição, a Associação Brasileira da Indústria do Fumo (ABIFUMO) se manifestou apontando pontos a favor da regulamentação dos cigarros eletrônicos.

Em nota, a associação mencionou resoluções de outros países que autorizam a venda dos cigarros eletrônicos, e cita o resultado da consulta pública promovida pela própria Anvisa sobre o tema.

Na consulta pública, 37% dos participantes foram favoráveis a manter esses produtos proibidos no país, enquanto 59% disseram ter opinião diferente ou contrária. Entre profissionais da saúde, a proibição foi bem avaliada por 61%.

Leia íntegra

Associação Brasileira da Indústria do Fumo – ABIFUMO

Ao manter a proibição para fabricação, comercialização e transporte de cigarros eletrônicos de maneira legal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ignora o aprendizado de mais de 80 países que já autorizaram a venda de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) com regras claras para controle fitossanitário, restrição de pontos de venda e tributação dos fabricantes. EUA, Canadá, União Europeia, Japão e diversos outros países buscaram regulações inteligentes que protegem os consumidores, permitindo que eles adquiram produtos legais e testados, em vez de financiar o crime organizado.

Até hoje, a proibição dos cigarros eletrônicos não impediu o avanço do consumo no Brasil. Além de 3 milhões de consumidores adultos regulares, 6 milhões afirmam já ter experimentado o produto (Ipec 2023), um crescimento de cerca de 600% desde 2018.

O posicionamento da Anvisa também contraria o resultado da Consulta Pública realizada pela própria agência, em que 59% dos participantes declararam que a manutenção da proibição tem impactos negativos para o país.

Por isso, reforçamos a necessidade de o Congresso Nacional e o Governo Federal ampliarem o debate em busca de uma legislação moderna, em linha com as principais experiências do mundo, que garanta dispositivos seguros e com controle de origem, inclusive com medidas rígidas de prevenção do consumo por menores de 18 anos que, sob hipótese nenhuma, devem ter acesso a esses produtos. A proibição não protege os consumidores brasileiros do descontrole do mercado ilegal.

Anterior

Brasil contabiliza cerca de 1.600 mortes por dengue em 2024; número é o mais alto desde o ano 2000

Próximo

Kayky Brito compartilha antes e depois da fisioterapia 7 meses após acidente

Próximo
Ator foi atropelado em setembro de 2023 Instagram/Reprodução

Kayky Brito compartilha antes e depois da fisioterapia 7 meses após acidente

Comentários sobre este post

LEIA TAMBÉM

Tocantins

Nota à Imprensa – Rompimento de barragem em Ponte Alta do Bom Jesus

19/12/2025
Tocantins

Justiça Federal no Tocantins ajuda milhares de pessoas a resolverem conflitos por meio da conciliação em 2025

19/12/2025
Tocantins

Alteração em lei aprovada por deputados facilita criação de regiõesmetropolitanas

19/12/2025
Tocantins

Luciano Oliveira comemora aprovação da Política de Incentivo à Produção Leiteira no Tocantins

19/12/2025
Tocantins

Assembleia Legislativa aprova novas regras para descontos eparcelamentos do IPVA no Tocantins

19/12/2025

CATEGORIAS

  • Agricultura e Pecuária
  • Brasil
  • COLUNA DO LEAL
  • Economia
  • Educação
  • Entretenimento
  • Esportes
  • GOL DE PLACA
  • Lajeado
  • Miracema
  • Palmas
  • Papo de Skyna
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Tocantinia
  • Tocantinia
  • Tocantins

TÓPICOS

#Palmas #Tocantins #Lajeado 2° Farm Day Athletico COLUNA DO LEAL Copa do Nordeste Copão Tocantins Corinthians covid19 Dengue educação Entretenimento flamengo GOL DE PLACA Inter Lajeado Libertadores Miracema Palmas palmeiras Paris 2024 Política Seleção Brasileira São Paulo Tocantinia tocantins

POPULARES

Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa entrega Cartão AlimenTO para segurança alimentar de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade

19/12/2025
Palmas

Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas

19/12/2025
Palmas

Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas de fim de ano

19/12/2025
Palmas

Prefeitura injeta R$ 33 milhões na economia local com pagamento da 2ª parcela do 13º salário do funcionalismo

19/12/2025
Palmas

Prefeitura intensifica serviços de limpeza urbana após chuva intensa em Palmas

19/12/2025
Logomarca Leal Junior

O site que busca sempre a notícia com credibilidade e transparência.

#SIGA-NOS:

MAIS RECENTES

  • Governador Wanderlei Barbosa entrega Cartão AlimenTO para segurança alimentar de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade
  • Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas
  • Oferta de vacina BCG em Palmas será centralizada em duas unidades no período de festas de fim de ano

CATEGORIAS

ÚLTIMAS

Governador Wanderlei Barbosa entrega do Cartão AlimenTO, que garante um benefício mensal de R$ 250 para compra de alimentos; Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

Governador Wanderlei Barbosa entrega Cartão AlimenTO para segurança alimentar de 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade

19/12/2025

Da política pública ao afeto: ações municipais transformam a vida de animais e famílias em Palmas

19/12/2025
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Política de Privacidade

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Categorias
    • Agricultura e Pecuária
    • Brasil
    • Economia
    • Educação
    • Entretenimento
    • Esportes
    • Miracema
    • Política
    • Saúde
    • Palmas
    • Tocantins
  • Coluna do Leal
  • Gol de Placa

© 2024 Portal LJ - Todos os direitos reservados.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website está a dar consentimento à utilização de cookies. Visite nossa Política de Privacidade.