O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (1º), que o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, não precisa ter compromisso com membros levados pelo ex-ministro Flávio Dino para a pasta. A declaração foi feita durante a cerimônia posse de Lewandowski no Palácio do Planalto.
“Presidente não dá palpite no time que o ministro está montando. O presidente discute com o ministro, ele pode mudar discutindo com o ministro. Eu chamei o Lewandowski e disse: ‘Companheiro, a sua equipe é você quem monta. Você não tem compromisso com ninguém que está lá do Flávio Dino. O seu compromisso é montar a sua equipe, porque a partir da montagem é que você vai responder pela glória dos acertos e pelo sofrimento dos erros que cometer’”, disse Lula.
Em seguida, Lula pontuou que Dino “não seria o que foi se não tivesse uma equipe competente”
“Não é em qualquer momento histórico que uma nação tem o direito de entregar à Suprema Corte uma pessoa da qualidade de Flávio Dino. E não é em qualquer momento histórico que uma nação pode entregar para ser ministro da Justiça um homem da qualidade de Lewandowski”, acrescentou Lula.
Dias após dizer que o governo não manda na Polícia Federal (PF), Lula reiterou o recado e apontou que sua gestão não quer interferir na política de segurança pública dos estados.
“Ninguém persegue ninguém. A Polícia Federal não persegue ninguém. O governo federal não quer se intrometer na política de segurança nos estados. O que queremos é construir com os governadores dos estados as parcerias necessárias para que a gente possa ajudar a combater um crime que eu não chamo de pequeno”, disse Lula em referência ao crime organizado.