Na próxima quarta-feira, 16, a partir das 19h, Monte do Carmo será palco para a entrega do dossiê e para a exibição de um documentário inédito sobre as Taieiras e os Congos, manifestações culturais tradicionais presentes nos Festejos de Nossa Senhora do Rosário. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), com interveniência da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).
A cerimônia de devolutiva à comunidade ocorrerá em frente à Igreja Nossa Senhora do Carmo, com exibição do documentário em um telão ao ar livre. Além do audiovisual, será realizada a entrega simbólica do dossiê etnográfico, que reúne análises, registros fotográficos e relatos sobre as expressões culturais que integram os tradicionais Festejos de Nossa Senhora do Rosário e carregam consigo parte do legado histórico e cultural do Tocantins.
Para o secretário da Cultura Tião Pinheiro, “esse será um momento de muito orgulho para a equipe da Secretaria da Cultura e para os parceiros da UFT e da Fapto, pois é a materialização dessa parceria que devolverá para a comunidade informações sistematizadas sobre essas manifestações tão importantes para a história do nosso estado. Estamos ansiosos por esse momento”, disse.
Coordenadora do projeto, a historiadora e professora Noeci Carvalho Messias (UFT) destaca o compromisso ético dos pesquisadores com a comunidade e o reconhecimento da relevância das manifestações. “Enquanto coordenadora dessa pesquisa, realizar a devolutiva é tão importante quanto a pesquisa em si e possibilita a democratização dos resultados sistematizados. É um exercício ético-político do fazer científico. Será um momento importante e relevante para todos prestigiarem e produzir novos conhecimentos sobre os significados simbólicos desse bem cultural”, completou.
O documentário tem cerca de 20 minutos, já o dossiê, de caráter analítico e descritivo, documenta com profundidade os Congos e as Taieiras e reafirma sua importância como patrimônio imaterial do Tocantins. A ação busca não apenas valorizar a memória e identidade cultural da região, mas também garantir que as futuras gerações reconheçam e celebrem a riqueza dessas tradições, e que os gestores possam elaborar políticas públicas a partir dos achados da pesquisa.
Equipe de pesquisadores do projeto:
Coordenadora e Historiadora: Noeci Carvalho Messias
Atriz e Contadora de Histórias: Renata Ferreira da Silva
Antropóloga: Nei Clara de Lima
Historiador e Fotógrafo: Rafael Petry Trapp
Músico: Heitor Martins Oliveira
Artista Visual: Ricardo Ribeiro Malveira
Geógrafo: Rodolfo Alves da Luz
Cineasta: Getúlio Barros de Melo
Editor de Documentário: Leandro de Alcântara Silva
Fotógrafo e Cinegrafista: Keven Ferreira Lopes Reis
Designer: Letícia Neves Teixeira dos Santos
Produtor Local: Juarês Carvalho de Oliveira
Bolsistas: Naeli Teixeira Nunes e Larissa Ribeiro Benigno
Fotos: Rafael Trapp