Na noite desta terça-feira, 15, a Diretoria de Polícia Comunitária da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO) esteve reunida com representantes da Área Residencial Nordeste (Arnes) para tratar da implantação do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Conseg) nessa região.
O encontro aconteceu no Colégio Militar Unidade II, em Palmas.
De acordo com o diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, na ocasião foram debatidos assuntos relacionados à filosofia de Polícia Comunitária, objetivos e papel do Conseg e como ocorre a composição do conselho.
“Também ficou alinhado que o próximo passo será a realização do Curso de Agente Comunitário de Segurança (CACS) que deve ocorrer ainda neste mês. Neste momento serão explanados assuntos relacionados à Segurança Pública, o papel das forças de segurança e da sociedade. Nosso objetivo é fortalecer a integração entre a sociedade e as forças de segurança, estimulando a prevenção da criminalidade por meio da participação comunitária”, explicou o diretor.
O Conseg é uma organização de participação popular que visa aproximar a comunidade das forças de segurança pública, promovendo ações conjuntas de melhoria da segurança nas localidades.
A Diretoria de Polícia Comunitária da SSP/TO é a responsável por conduzir esse processo, desde a realização dos cursos até a implantação do conselho.