O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) participou nesta manhã, 07, da inauguração do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, em Palmas. Este é o primeiro do Tocantins voltado exclusivamente ao atendimento de pessoas com TEA e foi aberto ao público pelo governador em exercício, Laurez Moreira.
Falando com tom mais baixo para não incomodar as famílias, Mantoan afirmou que vai continuar trabalhando para que o Tocantins seja um Estado que não deixe ninguém para trás. “Respeitar as diferenças é a nossa obrigação e um direito dos tocantinenses. Esta entrega para a população é resultado de muito trabalho e de uma causa que vai muito além da política. Trata-se de cuidar das pessoas, de garantir que cada uma tenha acesso a tratamento, acolhimento e oportunidades”.
Durante o evento, a jovem Clara Estefani, representante da JuvenTEA, Juventude Autista, fez um depoimento forte. “Vivenciar o autismo é uma trajetória muito difícil para os pais, mais ainda para gente, que vive na pele e num mundo extremamente capacitista. Me emociono porque é uma esperança de que meu irmão possa evoluir e falar, assim como todas as crianças também. Nós somos muito mais que um laudo de quebra-cabeças. Nós queremos e precisamos ser ouvidos, cada um à sua maneira.”
Outra fala marcante foi a da mãe atípica, Maria Dalva dos Santos, que destacou a importância do centro para famílias em situação de vulnerabilidade. “A pior sensação é sair de casa e não saber como vai encontrar sua criança. Tudo desregula: os sons, as cores, as mudanças… Aqui é acessibilidade, é uma porta da esperança, é onde eu sei que meu filho não será indesejável.”