A Polícia Civil do Tocantins, por meio da 56ª Delegacia de Marianópolis, concluiu as investigações sobre um acidente de trânsito ocorrido no dia 15 de agosto de 2024, que resultou na morte de Arleson José Bach, de 20 anos, e indiciou um homem de iniciais J.V.P.O. , de 22 anos, pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor.
O delegado titular da 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Paraíso do Tocantins, José Lucas Melo, destaca que as investigações realizadas pela 56ª DP, juntamente com os laudos periciais, feitos pelo 5º Núcleo Regional de Perícia Criminal de Paraíso, possibilitaram concluir que J.V.P.O. deu causa ao acidente ao tentar fazer uma ultrapassagem irregular e colidir frontalmente com a motocicleta que era conduzida pela vítima.
J.V.P.O. conduzia um caminhão Mercedes Benz, modelo L 1620, na Rodovia TO-080, sentido Marianópolis/Caseara, quando colidiu com a vítima que vinha em sentido contrário, com destino a Marianópolis.
“Após trabalho investigativo e também pericial, foi possível constatar que o acidente foi causado pela imprudência do condutor do caminhão que não percebeu a motocicleta, que vinha na outra mão de direção, e ao tentar fazer uma ultrapassagem, colidiu violentamente com o veículo menor, causando a morte instantânea da vítima, que inclusive, teve a perna decepada, tamanha força do impacto”, frisou.
Desse modo, o condutor do veículo de carga foi indiciado por homicídio culposo na direção de veículo automotor. Ao ser ouvido, J.V.P.O alegou que não conseguiu ver a motocicleta devido ao fato de a mesma estar trafegando com farol baixo. Ressalta-se ainda que, devido ao forte impacto, a motocicleta ficou completamente destruída e o caminhão acabou capotando, resultando em danos de grande monta.
Com a conclusão do inquérito policial, o condutor do caminhão agora deverá responder judicialmente pelo fato, com base no Art. 302 do Código de Trânsito Basileiro.
O inquérito foi enviado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para as devidas ações que se fizerem necessárias.
“Trata-se de mais um caso solucionado pela Polícia Civil do Tocantins que, através de um trabalho eficiente, conseguiu reunir os elementos necessários para que fosse formalizado o indiciamento do motorista do caminhão envolvido nesse acidente gravíssimo, que ceifou a vida de um jovem de apena 20 anos de idade”, disse o delegado José Lucas.