O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realiza nesta segunda-feira, 18, no auditório da UFNT, uma palestra sobre o “Panorama do Uso de Agrotóxicos no Estado do Tocantins,” no Simpósio “Agro Consciente, Campo Limpo”, promovido pelo Centro de Referência Regional da Saúde do Trabalhador da prefeitura de Araguaína. O evento é alusivo ao Dia Nacional do Campo Limpo, que é comemorado no dia 18 de agosto, teve o objetivo de debater sobre o uso responsável de agrotóxicos, descarte correto de embalagens e práticas sustentáveis no campo.
Durante a palestra proferida pelo gerente de inspeção vegetal da Adapec, Carlos César Barbosa, foi apresentado dados sobre número de devoluções de embalagens vazias de agrotóxicos nas centrais e postos de recebimento do Estado, além de iniciativas de órgãos parceiros como o Projeto de Recebimento Itinerante que atende pequenos e médios produtores rurais e vem dando resultados positivos na retirada do passivo do meio ambiente.
Carlos César também mostrou os riscos de intoxicação quando se utiliza este tipo de produto de maneira errada; apontou a necessidade da qualificação dos aplicadores destes produtos; a importância da utilização de equipamentos de proteção individual; a tríplice lavagem das embalagens; armazenamento correto nas propriedades; devolução aos postos de recebimento e o processo da logística reversa das embalagens vazias de agrotóxicos.
Dia do Campo Limpo
O Dia Nacional do Campo Limpo foi criado com o objetivo de reconhecer a participação dos diferentes agentes que atuam na logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, entre agricultores, revendas de defensivos agrícolas, indústria fabricante e poder público.
No Tocantins, a Adapec é o órgão responsável por todo o processo de fiscalização e orientação sobre comercialização, armazenamento, uso correto e seguro de agrotóxicos e da destinação final das embalagens.
Parcerias
O evento conta com a parceria do Governo do Tocantins por meio da Adapec, Prefeitura de Araguaína, InPEV, Universidade Federal do Norte do Tocantins, CREA – TO e cooperativas locais.