O advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) se encontram no final de dezembro para conversar sobre a pavimentação do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo relatos colhidos pelo Metrópoles, os dois se reuniram em Brasília (DF), e o encontro durou cerca de uma hora. O cardápio da conversa: a indicação de Messias.
Interlocutores afirmam que o caminho entre os dois está pacificado, depois de o Legislativo e o Executivo terem uma rusga porque presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tinha a esperança de que o senador eleito por Minas Gerais (MG) fosse indicado à vaga deixada por Luís Roberto Barroso.
A assessoria de ambos não confirmaram oficialmente o encontro.
Embora o Congresso Nacional esteja de recesso até 2 de fevereiro, Messias continua as conversas para angariar votos a fim de conquistar uma cadeira no STF. Recentemente, o AGU se encontrou com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), na Bahia.
O encontro foi confirmado pelo Metrópoles pelo senador. À reportagem o baiano declarou que aguarda a mensagem do presidente Lula para oficializar a indicação de Messias para ser nomeado a Suprema Corte.
Otto evitou falar sobre a marcação da data da sabatina de Messias. Quanto aos votos, disse ainda que não “gosta” de ficar perguntando aos senadores se será de forma positiva ou negativa, especialmente porque a votação é secreta. Ele classificou o ato como “deselegante”.






