A Segurança Pública do Estado do Tocantins participou do evento que encerrou a operação Protetor dos Biomas do ano de 2025, que ocorreu nos dias nove e 10 de dezembro, em Brasília. O encontro ocorreu no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan) e contou com a participação de representantes dos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Representando o Estado do Tocantins se fizeram presentes; o Delegado de Polícia Civil Bernardo José Rocha Pinto (representando o Comitê Gestor estadual) o Oficial Investigador da Polícia Civil Shinayder Neres do Vale , o Tenente Coronel da Polícia Militar Geraldo Magela Azevedo Silva Júnior e o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar Alex Matos Fernandes
A Operação Protetor dos Biomas, coordenada pela SENASP/MJ, constitui , atualmente, o principal esforço integrado de Segurança Pública voltado à proteção ambiental no país. Por meio da articulação entre forças estaduais e federais, a operação promove o enfrentamento sistemático ao desmatamento , às queimadas criminosas, às grilagens de terra, ao garimpo ilegal, dentre outros crimes correlatos.
Os dois dias de evento foram marcados pelo compartilhamento de experiências e boas práticas entre as unidades da federação.
Para o delegado de Polícia Civil Bernardo Pinto, “O evento encerrou da melhor maneira possível o ciclo de operações relacionadas ao AMAS (Amazônia Segurança e Soberania). É de fundamental importância a presença de representantes do Tocantins nesses encontros a fim de estreitar relações com os demais órgãos de Segurança Pública, bem como compartilhar experiências exitosas”.
Para a Superintendente de Segurança Integrada e Presidente do Comitê Gestor do programa AMAS no estado do Tocantins, Fátima Holanda, “O Tocantins está de parabéns pelas operações desenvolvidas. Estamos sempre em busca de verbas para que os crimes ambientais no bioma Amazônia Legal sejam combatidos com eficiência”
Ao final do evento foi produzida uma Carta de Intenções, assinadas por todas as autoridades presentes, onde foram feitos encaminhamentos com solicitações e sugestões aos diversos órgãos integrantes do sistema AMAS.





