A composição da Câmara de Palmas, que no próximo ano terá 23 vagas, depende essencialmente do voto que o eleitorado depositará na urna eletrônica nas eleições do próximo dia 6 de outubro. Na corrida pelo voto, estão 318 candidatos. Chegaram a ser 326, conforme está registrado na Plataforma DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas oito foram considerados inaptos pela Justiça Eleitoral. O número total de concorrentes é também menor que o registrado nas eleições municipais de 2020, quando 476 candidatos buscaram assegurar uma das vagas na Câmara da Capital.
A 10 dias do pleito, o eleitorado deve ficar atento e avaliar qual candidato está comprometido com a função essencial do cargo, com a cidade e com as necessidades da população. O vereador tem como principal função legislar e fiscalizar o Executivo, sendo responsável pela criação de leis e pela supervisão do uso dos recursos públicos.
Da parte dos candidatos, eles buscam conquistar os eleitores com promessas que variam desde obras, até criação de leis voltadas para grupos específicos, como idosos e estudantes. No entanto, nem todas essas propostas estão homologadas às reais atribuições de um vereador, o que levanta dúvidas sobre as previsões de tais compromissos.
Dessa forma, o eleitorado não deve se deixar levar apenas por promessas, algumas até mirabolantes e fora das atribuições do cargo de vereador. Construção de obras ou ampliação de serviços, por exemplo, são atribuições do prefeito e não devem constar no discurso de um candidato a vereador.
Mas afinal, como escolher o melhor candidato?
Para contribuir com eleitorado numa escolha consciente, o T1 Notícias enumera alguns critérios podem ajudar nesta análise:
1 – Conheça o histórico pessoal e profissional: Investigue o passado do candidato, sua postura ética e sua atuação na comunidade;
2 – Investigue o histórico político: Se o candidato já ocupou cargos públicos, verifique seu desempenho anterior por meio de portais de transparência e registros legislativos.
Busque análise de pensamento: Escolha candidatos que compartilhem seus valores e prioridades, afinal, eles irão representá-lo nos próximos quatro anos;
3 – Conheça as propostas: Avaliar a previsão das propostas apresentadas e comprovar que o candidato apresenta um plano realista para implementá-las;
4 – Compreenda as funções do cargo: Saber quais são as reais atribuições de um vereador é fundamental para evitar que seja enganado por promessas que ele não poderá cumprir.
5 – Observe os gastos de campanha: Com a designação de ações empresariais, campanhas mais caras podem levantar suspeitas sobre o uso de recursos ilegais;
6 – Exija um diagnóstico da cidade: Candidatos bem preparados devem demonstrar conhecimento profundo sobre as necessidades de Palmas e propor soluções realistas para os problemas identificados.
A lista completa dos candidatos, incluindo nomes, partidos e números de urna, está disponível na plataforma DivulgaCandContas.